Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?


Se você tem um bebê em casa e nota que ele está em uma fase em que chora mais do que o normal, tem dificuldade para dormir e algumas mudanças no apetite, saiba que o seu filho pode estar passando por um salto de desenvolvimento, etapa de crescimento em que ele adquire novas habilidades, expressões, sons e faz descobertas com o próprio corpo.

Os saltos de desenvolvimento acontecem, aproximadamente, até o bebê completar um ano e meio. E nesse período é importante que os pais saibam reconhecê-los para poderem acolhê-lo da melhor forma. Afinal, é só mais uma etapa do crescimento e logo irá passar!

Listamos todos os saltos de desenvolvimento de um bebê e as principais mudanças que costumam acontecer em cada um deles. Confira!

1º salto

Quando o bebê atinge o primeiro mês de vida acontece o primeiro salto de desenvolvimento. Nesse momento, ele passa a fixar o olhar por mais tempo em algum ponto, pode dar o primeiro sorriso, responde ao toque, poderá mamar mais vezes e ficar acordado por mais tempo. 

2º salto

Perto dos dois meses de vida, a visão do bebê está mais apurada e ele fixa o olhar em figuras. Coloque brinquedos em sua frente e deixe-o de bruços, já que seu pescoço estará mais firme. Ele vai querer mamar com mais frequência e ficar mais tempo com a mãe. 

3º salto

No terceiro mês, o bebê movimenta os olhos e a cabeça para acompanhar o movimento de um objeto e também poderá começar a chupar o dedinho. Nesse salto, note que o bebê chora mais alto do que o normal. 

4º salto

Por volta dos quatro meses, ele começará a tentar brincar sozinho. Também irá exigir mais atenção e vai mudar de humor com muito mais frequência. 

5º salto

Aos cinco meses de vida, inicia aquela fase de jogar objetos no chão, demonstra insatisfação quando os pais estão longe e presta atenção em qualquer tipo de detalhe. Por estar chorando mais do que o normal, poderá mamar mais vezes para se acalmar. 

6º salto

Aos sete meses, começa a prestar mais atenção nas pessoas. Entende melhor algumas palavras, bate palminhas e engatinha. Vai querer estar mais tempo com a mãe e estará mais carinhoso.

7º salto

Acontece por volta dos dez meses do bebê. Nessa fase, o bebê segura melhor alguns objetos, pede por mais comida, demonstra as vontades que tem e pode ficar bravo quando for colocado na cama. É comum reclamar mais por qualquer coisa.

8º salto

Aos 11 meses, mais um salto de desenvolvimento. Nesse, o bebê já está falando algumas palavras simples, fica mais irritado e com alterações no sono que farão com que ele chore mais do que o normal. 

9º salto

Por volta de um ano e dois meses, o bebê poderá começar a tentar se vestir sozinho. Vai testar as emoções dos pais e poderá não querer ficar com outras pessoas. 

10º salto

Quando o bebê estiver com um ano e meio, passará por um novo salto de desenvolvimento. Esse é marcado pelo início da desobediência da criança, que também poderá ter dificuldades para se expressar. O bebê poderá ficar sem apetite e ter pesadelos. 

Manter a calma é fundamental

Para lidar com esses momentos de estresse do bebê, os pais precisam manter a calma para poder oferecer todo o conforto que o filho necessita. Deixe o bebê mamar por mais vezes, mantendo o contato com a mãe. Faça uma cama compartilhada nesses períodos, para que ele se sinta amparado. De acordo com as habilidades de cada salto, demonstre incentivo ao bebê para que se sinta mais seguro. 

Ofereça carinho ao seu bebê em todas as fases do seu desenvolvimento. Com esse conforto e segurança, ele irá crescer com a certeza de que poderá contar sempre com os pais quando precisar

Crédito da imagem: Orbon Alija - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens