Terceiro mês do bebê: quais novidades esperar?


Chegamos no terceiro mês da nossa série que acompanha o primeiro ano da criança. Os  dois primeiros meses você pode conferir aqui e aqui para ficar por dentro de tudo que acontece com o seu pequeno! Aos três meses, você começa a perceber que seu bebê tem mais coordenação nos membros superiores e inferiores. E muitas outras novidades. Confira!

Cabeça erguida

Agora, o pequenino já tem um controle maior do pescoço. Consegue mexer e erguer a cabeça com muito mais facilidade. Se estiver de bruços é capaz de levantá-la junto com o peito, como em uma miniflexão. 

Aproveite para praticar com ele sentado em sua frente, mostrando um brinquedo em uma altura maior, fazendo com que movimente a cabeça. 

Hora de dormir

O sono começa a se regularizar aos dois meses e, no terceiro, já está muito mais sincronizado com o mundo ao redor, já que o pequeno começa a identificar a diferença entre a soneca do dia e da noite. 

Além disso, passa a dormir por volta de 15 horas por dia. E, em alguns casos de bebês que não estão sob alimentação exclusiva do leite da mãe, podem até descansar a noite toda (isto é, geralmente seis horas por vez).

Coordenação motora

Os ligamentos do quadril e joelhos ficam mais flexíveis e isso possibilita maior controle e capacidade de mover os braços e pernas. Além disso, já consegue juntar as mãos e abrir os dedos. 

É possível auxiliar o desenvolvimento segurando um brinquedo à distância para observar se ele tenta alcançar. Varie os estímulos, deixando-o em uma posição mais levantada (sempre com apoio), colocando-o no bebê conforto ou levantando o encosto do carrinho para que possa ver o mundo ao redor.

Reconhecimento dos pais

Até o momento ou antes mesmo disso, o bebê tem um elo com os pais e está mais familiarizado. Agora, já começa a distinguir com mais facilidade quem é quem e demonstra sinais de preferência. Os mais precoces até demonstram estranhamento com quem não conhecem. 

Isso ocorre porque o lobo parietal, parte do cérebro responsável pela coordenação visomotora entre olhos e mão, começa a se desenvolver mais rapidamente. E o lobo temporal, responsável pela audição, linguagem e olfato também se torna mais ativo e quando ouve sua voz, olha diretamente para você e começa a emitir sons e tentar falar. 

Leitura ajuda a desenvolver

Independente da idade, a leitura é sempre algo benéfico. Ajuda a desenvolver o ouvido para a cadência da língua, inclusive é indicado variar o tom da voz, sotaques ou cantar. Isso torna o laço entre você e seu pequenino muito mais estimulante. Não fique preocupado se ele não se concentrar por muito tempo, é normal. 

Escolha livros com desenhos grandes e coloridos e textos simples e não se sinta obrigado a seguir uma lista de leitura por idade. Tudo vale! Até poesia para adultos, porque a criança tende a gostar da sonoridade dos versos e palavras.

Interagindo com outras pessoas

Bebês costumam reagir às interações ao redor e até interrompem o movimento de sucção quando estão tomando leite ou chupando dedo somente por ouvir a voz da mãe. 

Quando você interage com seu filho, que seja da forma mais simples, aumenta a ligação entre vocês e o incentiva a se expressar. Não limite as interações aos pais somente, quando receber visitas, permita que fique próximo para prestar atenção aos movimentos em volta. 

Lembre-se sempre de que cada pessoa tem um desenvolvimento diferente e que atinge os marcos no seu próprio ritmo. 

Acompanhe nosso blog para conferir o próximo mês! 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Deixar o cabelo preso por muito tempo pode trazer problemas?

Manter os cabelos presos pode ser uma alternativa muito mais prática para evitar incômodos. Mas, o penteado tem suas desvantagens.

Nada basiquinha: o colorido veio para dominar o olhar!

Chega daquele esfumado tradicional, a moda agora é apostar em sombras coloridas e formatos diferentes para destacar e tornar seu rosto uma obra de arte.

Os quatro meses do bebê. O que esperar?

Dando continuidade na nossa série sobre o desenvolvimento dos bebês, chegamos ao quarto mês. Confira as transformações dessa fase!

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais: tudo que você precisa saber sobre a doença

Como forma de aumentar a conscientização sobre essa doença ao redor do mundo, em 2010 a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a data..

Semana Mundial da Amamentação e a importância do leite materno

Seus principais objetivos são: promover, incentivar e motivar o aleitamento materno por meio do aumento ao acesso às informações sobre o assunto.

Dores no inverno? Veja dicas para diminuí-las durante a estação

A mudança de temperatura realmente causa desconforto, tanto muscular quanto articular, ainda mais depois de uma certa idade na qual esses problemas pioram.

Veja Mais Postagens