5 dicas para desenvolver a fala da criança


Acompanhar o desenvolvimento dos filhos, com suas pequenas conquistas diárias é motivo de muita euforia para os papais e mamães.  

Uma das fases mais aguardadas é quando a criança começa a vocalizar, formando suas  primeiras palavras, o que normalmente ocorre por volta dos 12 meses de idade.  

Como as crianças aprendem imitando as pessoas ao seu redor, o recomendado, principalmente nessa fase, é que os pais não falem errado, sendo assim um bom modelo para os filhos.

Separamos algumas dicas para auxiliar a desenvolver a fala com mais facilidade nos pequenos, saiba mais!

Auxiliando as crianças nas primeiras palavras

Como falamos, os pais precisam ser um modelo para a criança seguir. Então, após as primeiras pronúncias de vogais ou letras, vem em seguida a tentativa das palavras completas.

Quando a criança disser por exemplo “miau” e “au au” corrija para gato e cachorro. Podem ser coisas pequenas, mas é a partir daí que a memória passa a ser trabalhada junto às palavras do bebê.

1 - Converse com seu filho

Para estimular a fala dos pequenos, os pais devem conversar com eles como se estivessem falando com uma criança mais desenvolvida. Perceba como o bebê vai começar a prestar atenção e a associar pequenas coisas. Com o tempo, ele vai querer imitá-lo e esse será um sinal de que sua conversa está estimulando o bebê a querer se comunicar também.

2 - Leia histórias em voz alta

Além de conversar com a criança, a leitura de uma história pode ajudar. Escolha livros com sons ou imagens bem coloridas para chamar a atenção e passe a ler um pouco sempre antes do pequeno pegar no sono. 

Os livros que têm muitas cores ou sons auxiliam nos sentidos sensoriais do bebê. Além de estar incentivando o desenvolvimento da fala, esse pode ser o começo de um hábito de leitura que pode acompanhá-lo a vida toda.

3 - Cante e ensine músicas infantis 

Há diversas brincadeiras que utilizam canções para deixar a atividade ainda mais divertida. Recorde as músicas que marcaram sua infância e comece a ensinar as crianças, como “Marcha, soldado”, “Cai, cai balão”, “O cravo e a rosa” entre outras.

Com o tempo, a criança vai começar a decorar a música e querer cantar junto. De início ela pode resmungar um pouco, mas conforme for crescendo vai conseguir acompanhar. 

4 - Encoraje o pequeno a explicar o que quer

De acordo com o crescimento, as crianças vão querer explicar o que elas querem comer, brincar ou fazer. O caminho mais “fácil” para eles é simplesmente apontar. Por isso, quando o pequeno começa a falar, mesmo com dificuldade, encoraje-o a verbalizar o que quer, mesmo que já tenha entendido.

Deixe que, mesmo com dificuldade, ele termine de falar. Responda que compreendeu o que a criança disse e, se houve algum erro, gentilmente mostre como se fala a palavra de modo correto.

5 - Ensine sinais junto a fala

Além da comunicação verbal, passe a gesticular junto a determinadas palavras para a criança memorizar. Por exemplo, quando for dizer oi/tchau, levante ou abane a mão.

Continue com a gesticulação ao falar quando vai comer, passear, brincar entre outros. Dessa maneira, a mente do bebê vai juntando informações e lembrando dos gestos quando ouvir uma palavra ou for tentar dizê-la.

--

Gostou das dicas? Não tenha pressa em fazer a criança falar, vá devagar!

Assim como aprender a andar, a fala é um processo que leva um tempo. Cada criança tem um processo diferente de compreensão e aprendizagem, acompanhe com atenção e ajude quando necessário.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens