5 exercícios para idosos praticarem em casa


Fazer exercícios físicos em casa para manter o corpo em movimento durante a pandemia se tornou a opção para muitos idosos que, antes do isolamento social, mantinham o hábito de se exercitar em parques e ao ar livre.

O grupo de idosos foi um dos mais afetados nesse período que estamos passando. Além das dificuldades para seguir com a prática das atividades físicas, não podem se encontrar com familiares e amigos, tudo para se manterem seguros contra a covid-19.

A solução é se adaptar e fazer algumas atividades físicas em casa para não ficar parado. Afinal, movimentar o corpo com frequência ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, doenças ósseas, evita dores e melhora o humor. 

Antes de começar é importante, se possível, consultar um médico, além de fazer uma boa refeição antes e depois da atividade. Também é essencial , durante os exercícios, se manter sempre hidratado, tomando bastante água.

Selecionamos 5 exercícios fáceis de serem praticados dentro de casa durante o isolamento social. Confira!

1- Agachamento

Um exercício que pode ser feito com a ajuda de uma cadeira ou sofá. O agachamento é importante para trabalhar os músculos usados na hora de se levantar e sentar, movimento difícil de ser feito para muitos idosos. 

Para fazê-lo, é preciso sentar em uma cadeira sem braços e tentar se levantar sozinho, sem se apoiar em nada. Dessa forma, irá trabalhar os músculos da coxa. O recomendado é fazer três séries de 15 repetições, com intervalos de 15 minutos. Se houver alguma dificuldade, pode começar com menos repetições e avançar conforme se sentir mais confortável. 

2- Marcha estacionária

Se o recomendado é que os idosos fiquem em casa e não saiam à rua para fazer as caminhadas matinais, por que não tentar fazer a caminhada dentro de casa? A “caminhada parada” pode ser uma boa opção. 

O idoso deve fazer movimentos que imitam o andar, levando os joelhos até a altura da cintura, se for possível, ou até a altura que ele conseguir. É importante manter a postura ereta e alterar o movimento das pernas. A marcha estacionária pode ser feita durante 30 minutos ou ao longo do dia, em blocos de cinco minutos cada, a cada duas horas. 

3- Levantamento de peso

Para movimentar os braços e mantê-los tonificados, o idoso pode fazer alguns exercícios usando objetos e produtos que podem ser encontrados em casa, como pacotes de alimentos com cerca de 500g ou 1kg cada. 

Sentado, com os pés bem apoiados no chão, o idoso deve segurar os pesos, esticar os braços ao lado do corpo e levantá-los até a altura dos ombros - ou até a altura que for mais confortável para ele. Para começar, podem ser feitas duas séries de dez repetições. 

4- Sentar e estender os joelhos

Agora é a vez de mexer as pernas e trabalhar os joelhos. Sentado, o idoso deve levantar as duas pernas do chão, esticando cada uma para frente, voltando, na sequência, as pernas para a posição inicial. O recomendado é que sejam feitas três séries de 15 repetições, respeitando alguns intervalos entre cada uma. 

Essa atividade é uma opção para os que tiverem alguma dificuldade ou não conseguirem fazer o “agachamento”. 

5- Apertar e soltar

Para quem sofre com fraqueza e falta de firmeza nas mãos, um exercício simples de apertar e soltar pode ajudar a fortalecer os músculos e as articulações dos dedos.

Essa atividade pode ser feita com uma bolinha específica para ser apertada, mas caso o idoso não encontre, pode adaptar utilizando uma bola de meia. E é muito fácil de executá-lo: basta apertar a bolinha, sem limite de repetições, durante todo o dia, sempre que lembrar de fazer esse exercício. Enquanto estiver assistindo televisão, por exemplo, pode ser um bom momento. 

Gostou das nossas dicas de exercícios físicos para fazer em casa? Não deixe de movimentar o seu corpo pelo fato de não poder frequentar a academia ou caminhar no parque. O importante é continuar cuidando da sua saúde. Pratique atividade física e viva melhor!

 

Crédito da imagem: NoSystem images - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

Veja Mais Postagens