O bebê de cinco meses e seu desenvolvimento


Estamos quase na metade da nossa série sobre o primeiro ano dos bebês  e como eles evoluem mês a mês. Confira o que esperar no  quinto mês, lembrando que cada bebê é único, e não necessariamente todos irão ter o desenvolvimento descrito abaixo ao mesmo tempo. 

Firmeza no movimento

Aos cinco meses, o bebê, quando estiver de bruços, geralmente já tem a capacidade de levantar braços e pernas. Se estiver de barriga para cima, consegue levantar cabeça e ombros. 

Ele deve, também, até se sentar por alguns momentos sem nenhum auxílio, mas fique por perto, pois ele só consegue se sustentar por poucos minutos antes de se inclinar para a frente. Mantenha a criança cercada com almofadas para evitar quedas. 

Uma maneira de estimular essa parte motora é manter seu filho brincando no chão de bruços, dessa forma ele irá levantar a cabeça e peito para olhar objetos e pessoas, trabalhando os músculos. E, ainda, treina o controle da cabeça.

Os primeiros sons

Agora, começam os pequenos “gugus” ou “angus” e bolhas de saliva a sair da boca do nenê. Se notar que está emitindo algum som, repita o barulho de volta e crie uma “conversa”, essa é a melhor forma de estimular seu filho a iniciar as primeiras sílabas. 

Estão descobrindo suas novas capacidades e têm a tendência a repetir muitas vezes a mesma ação apenas para observar e assimilar completamente o novo aprendizado. Depois de repetir muitas vezes, eles irão passar para uma nova atividade.

Demonstrando sentimentos

Nessa fase, os bebês estão começando a aprender, também, como demonstrar seus sentimentos de satisfação, alegria, tristeza e raiva para as pessoas. Por isso, seus sorrisos passam a ser direcionados a você.

Irá expressar que quer sair do berço, oferecendo os braços para ir para o colo, além de  chorar ao observar que você está se afastando. Pode ser até que já dê alguns abraços e beijos.

Reconhecendo nomes

É normal que os pequeninos já saibam reconhecer o próprio nome, quando falado e virem a cabeça na direção certa. Estimule seu filho e, sempre que for falar com ele, mencione seu nome algumas vezes, isso irá facilitar no reconhecimento. 

Indo além, é muito importante conversar com a criança ao longo de toda a primeira infância, porque isso ajuda em diversas habilidades. Ao ver o movimento dos seus lábios, por exemplo, o bebê pode imitá-los com mais facilidade. 

Visão cada vez melhor

A visão está se desenvolvendo e ficando cada vez melhor, tanto que, nessa fase, já conseguem enxergar mais longe e a capacidade de foco está muito mais afiada. Os bebês, aos cinco meses, já conseguem avaliar melhor se um objeto está mais afastado ou mais próximo deles. 

Alimentação

A principal orientação de órgãos governamentais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, é que a amamentação seja a fonte de alimentação primária da criança até, pelo menos, seis meses. 

Mas, se o bebê não amamentou e usa fórmulas, o pediatra pode achar necessário complementar com algum alimento extra como sucos, caldo de feijão, frutas cozidas ou trituradas. Mas, sempre com a supervisão e orientação do médico.

Se seu filho ainda não começou a falar pequenas sílabas ou movimentar-se como descrevemos acima, tudo bem! Cada pequeno tem seu tempo de desenvolvimento. Fique ligada para a próxima matéria da série.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens