Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!


Para poder dar o seu melhor sorriso, não basta pintar os lábios com o batom da sua cor preferida. Também é preciso estar com a saúde bucal em dia.

Os cuidados com os dentes e a boca são necessários para a saúde integral. É essa a mensagem transmitida no Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março. A boca é fundamental para a fala, mastigação e respiração e um dos principais acessos de bactérias ao organismo, que podem ser prejudiciais. 

Preparamos 4 dicas para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira!

1- Escovação sempre

A escovação é uma ação simples, que cada pessoa aprende ainda na infância, mas que tem um papel muito importante para a saúde bucal. O objetivo da escovação é eliminar qualquer tipo de resto de alimento que esteja na boca, evitando o surgimento de  bactérias que causam cárie, tártaro e outras doenças.

O recomendado é escovar os dentes depois das principais refeições do dia, de manhã e antes de dormir. À noite, a higienização é importante porque o fluxo de saliva fica menor enquanto dormimos, favorecendo o surgimento de bactérias. 

A escovação não pode ser rápida. Para garantir a limpeza, faça movimentos circulares por toda a superfície de cada dente, sem fazer força, para não machucar a gengiva.

2- Produtos adequados

Usar os produtos adequados para fazer a higienização bucal é mais um passo para ter uma boca saudável. Prefira usar creme dental com flúor, que ajuda na proteção contra as cáries e bactérias. E na hora de colocar o creme dental na escova, nada de exagerar. Basta uma pequena camada do produto para fazer a limpeza com sucesso.

Sem escova não tem escovação, não é? Então, prefira modelos com cerdas macias, cabo reto e cabeça pequena, que vão te ajudar a limpar melhor todos os dentes e cada cantinho da boca. Lembre-se de trocar a escova a cada três meses.

O fio dental deve ser usado diariamente, antes da escovação, pois é ele que vai garantir a retirada de restos de alimentos dos lugares onde a escova não consegue alcançar. Já o uso do enxaguante deve ser feito conforme as recomendações do dentista. 

3- Não exagere em certos alimentos

A escovação adequada e o uso de produtos indicados para a higiene oral são fundamentais para ter uma boca saudável. Mas, outro item importante nesse processo é a alimentação.

Consumir com moderação doces, massas, pães e alimentos com amido ajuda a evitar o surgimento de cáries, que só aparecem devido ao acúmulo de bactérias. Já outros tipos de alimentos e bebidas, quando consumidos em excesso, podem favorecer o amarelamento dos dentes. É o caso do café, chá, refrigerantes, vinho, beterraba, molho de soja e de tomate e frutas em tons vermelhos. O consumo deles não é proibido, basta saber fazê-lo com moderação. 

4- Visite o seu dentista regularmente

Sim, porque somente o dentista é capaz de fazer uma avaliação completa da boca e dizer se é preciso tratamento específico para sanar algum problema. Se possível, visite o seu dentista a cada seis meses, período em que poderá ser feita uma análise completa para detectar algum problema bucal, caso tenha surgido.

Cáries e placa bacteriana são as maiores causas que afetam a saúde bucal, que podem ser prevenidos com os devidos cuidados de higienização e de alimentação, e com a ida regular ao dentista. 

Comece agora mesmo a tomar todos os cuidados com a saúde da sua boca. Ter um sorriso lindo faz bem para você, para a sua saúde e para a sua autoestima!

Créditos da imagem: PeopleImages - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens