Os quatro meses do bebê. O que esperar?


Dando continuidade na nossa série sobre o desenvolvimento dos bebês, chegamos ao quarto mês. Confira as transformações dessa fase!

Aprendendo a rolar

Se durante o terceiro mês, o bebê já tinha o controle da cabeça e a mantinha erguida, agora consegue rolar de costas para frente ou para trás. Uma tática é encorajar os movimentos, colocando-o deitado próximo a um brinquedo para que tente pegar. 

Com esse novo aprendizado, reforce as medidas de segurança para evitar machucados ou acidentes,  como não deixar o bebê sozinho em cima da cama ou do trocador. 

Colocando tudo na boca

Agora, seguram objetos, olham por alguns segundos e os colocam na boca. Isso é muito comum e é possível até mesmo estimular, oferecendo por exemplo, uma fralda de pano limpa ou um chocalho, para que se entretenha com os sons. 

Tome cuidado com alguns objetos, como botões, bolinhas de gude e outros itens pequenos, com os quais o bebê pode engasgar ou engolir facilmente. Os chocalhos devem ser de qualidade para não quebrarem. Na dúvida procure sempre pelo selo do INMETRO, que atesta que o objeto é seguro para essa idade.

Brincando sozinho

Seu filho já consegue, por alguns minutos, brincar com os pés e com as mãos sem outros estímulos. Durante essa fase, vale colocar um móbile no berço para estimular outros tipos de interações.

Alimentação

O estômago do neném, nessa idade, está crescendo, fazendo com que não sinta a necessidade de mamar com tanta frequência, o que é um alívio para algumas mamães.  A OMS recomenda  a amamentação exclusiva  até os seis meses de vida. 

Mas se isso não for possível, antes de introduzir qualquer alimento, consulte um pediatra. Ainda há um risco considerável de infecções e reações alérgicas. 

Voltando ao trabalho

Para uma grande parcela das mães, a licença-maternidade acaba no quarto mês. Muitas  podem ficar ansiosas e inseguras de deixar seus bebês na creche ou com uma outra pessoa. Converse com outras mamães que já passaram por isso, conhecer outras experiências ajuda a passar por essa fase com mais tranquilidade. 

Antes de optar por uma escolinha ou creche, faça uma visita para se informar sobre questões como alimentação, higiene e procedimentos caso a criança passe mal. Se for contratar uma babá, realize alguns testes antes de voltar ao trabalho.

Lembramos sempre que o desenvolvimento varia de acordo com cada bebê. O simples fato do seu filho não apresentar todas essas evoluções, não significa que há um problema. Portanto, nunca deixe de seguir o cronograma de consultas com o pediatra. Falamos mais sobre isso aqui.

Fique ligada e não perca nosso próximo texto da série!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens