Coronavírus: como proteger os idosos?

Antes mesmo da Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar um estado de pandemia do novo coronavírus o impacto que ele tem na população idosa já preocupava as autoridades. Isso porque as pessoas maiores de 60 anos, principalmente daquelas com doenças crônicas, têm mais chances de desenvolver o quadro mais grave da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em um pronunciamento recente, o COVID-19 se parece muito com uma gripe comum, porém com um potencial de disseminação ainda maior. E quando encontra um organismo já envelhecido, portanto mais vulnerável, se desenvolve com muito mais força. 

Pensando nisso, o Ministério da Saúde já anunciou que os idosos serão os primeiros a tomar as vacinas da gripe, cuja campanha começa no dia 23 de março, próxima segunda. Mesmo que a dose não proteja do novo coronavírus, essa medida pode ajudar na detecção de novos casos de COVID-19 por facilitar o descarte de outras doenças respiratórias.

Tanto o  Ministério da Saúde quanto a SBGG possuem algumas recomendações para ajudar os idosos a se prevenir contra o novo coronavírus: 

Quarentena

O conselho de ambos é que as pessoas com idade acima de 60 anos, procurem ficar isoladas e restringir o contato pessoal com familiares e  amigos, além de evitar aglomerações ou viagens, contato físico com alguém que acabou de voltar de viagens internacionais e convivência muito próxima com crianças. 

Lenço só se for de papel

Entendemos que, para muitos, o lenço de bolso feito de pano é um sinal de elegância, porém ele não é a opção mais higiênica ou mais saudável no momento, afinal, após um espirro, o vírus ainda pode sobreviver por horas no tecido. Isso faz com que o lencinho se torne uma fonte de contaminação para as mãos. Opte sempre por lenços descartáveis e cubra o nariz e a boca com o braço ao tossir ou espirrar.

Não compartilhar objetos pessoais 

Muita gente ainda tem em casa aquele “copinho coletivo” para tomar água perto do filtro, mas ele deve ser aposentado imediatamente. É importante também lembrar que não podemos compartilhar talheres, pratos ou garrafas. Mantenha sempre os ambientes devidamente arejados, sem usar o ar-condicionado, optando pela ventilação natural. Caso o uso do ar-condicionado seja indispensável, ele deve ser devidamente higienizado.

Cuidado com as crianças

De acordo com o que tem sido observado sobre o novo coronavírus, as crianças correm menos  risco de complicações, porém elas ainda podem disseminar o vírus para os avós.. Por isso, é importante que elas estejam com as vacinas em dia, o conhecido “efeito rebanho” que protege todo mundo. Também é importante lembrar aos pequenos que eles, assim como todos, devem lavar as mãos ao chegar em casa!

Evitar aglomerações

Estamos passando por um momento de isolamento social, isso quer dizer que todos devem evitar qualquer deslocamento, para evitar o contágio ainda maior. Para os idosos, isso é ainda mais importante, principalmente, se alguém da família está doente ou já foi diagnosticado. Nesse momento, também há muitas pessoas que estão com o vírus da influenza, se uma pessoa mais velha se contaminar pode ficar ainda mais vulnerável para o COVID-19. Por isso a vacinação é essencial!

Saúde em dia

Não é porque estamos em quarentena que não podemos nos exercitar, muito pelo contrário! São muito os aplicativos e canais do Youtube com dicas de exercícios para fazer em casa. Manter uma alimentação saudável e hidratação correta são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. 

Mantenha-se informado

Estamos em um momento crítico, no qual é fundamental se manter atualizado, mas todo cuidado com as fake news é pouco. Procure informações de órgãos como a OMS, Ministério da Saúde e outras fontes confiáveis e duvide dos áudios e correntes são passadas pelas rede sociais. 

Se você quer mais dicas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Gostaria de dar uma sugestão ou ver algum assunto por aqui? Conte para a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!