Importância dos exercícios: idosos ativos possuem melhor qualidade de vida


Segundo um novo estudo feito pela American Cancer Society (ACS), os idosos que praticam alguma atividade física e possuem menor tempo em repouso têm uma melhor saúde física e mental. 

Esse estudo, publicado no jornal “Cancer”, demonstra como os idosos que passaram pelo diagnóstico de câncer conseguiram melhorar sua qualidade de vida com uma atividade física. 

Mas, além das pessoas que tiveram de passar por essa enfermidade, a prática de um exercício físico traz inúmeros benefícios a todos os idosos. Confira!

Benefícios de um atividade física

Antes de começar a falar sobre a prática física, selecionamos os benefícios que praticar um exercício pode proporcionar para motivar você. Realizar uma atividade física proporciona aos idosos:

  • Bem-estar mental;

  • Melhora a autoestima

  • Combate o isolamento;

  • Previne doenças como hipertensão, derrames, obesidade, varizes, diabetes, osteoporose entre outras;

  • Fortalece o sistema muscular;

  • Diminui o risco de quedas;

  • Facilita aos movimentos corporais dos braços, pernas e tronco;

  • Reduz as dores;

  • Contribui para o aumento de apetite.

Plano de atividade física

Com o passar dos anos, ficar parado favorece o surgimento de novas patologias, enquanto se mexer, nem que seja para uma leve caminhada, já ajuda a disposição e na saúde. 

Por isso, agora que você já sabe os benefícios, reunimos dicas de como começar aos poucos a manter esse hábito e ter melhor qualidade de vida. Confira!

Primeiramente, procure auxílio médico

A consulta ao médico regularmente é recomendada para os cuidados com a saúde. No caso da atividade física, esse especialista saberá indicar qual melhor tipo de exercício dependendo do seu histórico clínico. 

Comece aos poucos

Após a consulta médica e recomendação médica, é hora de começar a praticar, mas o ideal é começar devagar aos poucos sem pressa. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é indicada uma atividade física leve a moderada para os idosos, no mínimo três dias da semana, em que a intensidade vai variar com as condições de saúde e mobilidade de cada pessoa.

Mantenha-se hidratado 

A desidratação é preocupante, ainda mais nos idosos. Antes de começar a praticar o exercício, faça a ingestão de líquidos como água, chá ou sucos naturais.

Após a realização da atividade, consuma novamente líquidos para repor o que foi gasto. Assim seu corpo vai continuar saudável, proporcionando bem-estar e funcionando corretamente. 

Alimente-se bem

A alimentação é uma grande aliada da saúde, ingerir frutas diariamente, além de legumes e verduras ricos em fibras auxiliam no funcionamento do intestino. 

Devido às vitaminas e minerais, a própria alimentação consegue afastar outras doenças que podem acometer o idosos. 

Ao se alimentar corretamente, o corpo fica preparado para a prática física, proporcionando mais mobilidade. 

Repouse o necessário

Com o passar dos anos, é normal que o corpo precise de um pouco mais de repouso para repor as energias. O sedentarismo faz mal à saúde, mas descansar o necessário ajuda muito o organismo. 

Uma soneca após os exercícios, aliada também a uma boa noite de sono recupera o corpo para o próximo dia auxiliando na saúde. 

Respeite os seus limites 

Às vezes pode ocorrer do idoso querer dar o melhor de si na prática física, mas não respeitar os limites do seu corpo, ocasionando lesões e até acidentes. O ideal é encontrar uma atividade que seja do seu gosto e tenha um impacto leve a moderado no máximo. Alguns opções de atividades são a caminhada, além do yoga, pilates, natação, hidroginástica entre outros. 

--

Praticar um exercício físico traz inúmeros benefícios à saúde, ainda mais aos idosos. Por isso, não deixe o sedentarismo tomar conta, escolha uma atividade que te agrade e passe a mexer o corpo, com o tempo você vai conseguir notar os benefícios na sua saúde e a melhora na qualidade de vida. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Brancos e lindos: saiba como cuidar dos cabelos grisalhos

Sabia que alguns cuidados especiais são importantes para manter os cabelos grisalhos sempre lindos? Confira algumas dicas especiais que trouxemos hoje!

Saiba quais atividades físicas são indicadas para cada fase do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é marcado por diferentes flutuações hormonais. Confira algumas dicas de atividades para cada um deles!

5 condições que podem causar irritação vaginal

Para as mulheres, é fundamental ter atenção e uma série de cuidados com a saúde íntima. Saiba mais sobre o que pode causar irritação íntima.

5 principais doenças de pele, cabelos e unhas comuns entre as crianças no verão

Crianças não estão imunes a doenças de pele, cabelo e unhas que costumam atingi-las principalmente no verão. Saiba quais são no post de hoje!

Check-up: você já fez o seu?

Estamos no início do ano, um período ótimo para organizar a vida, as pendências e agendar aquela consulta médica para fazer um check-up completo!

Dicas para educar seu filho respeito e empatia, sem tapas e gritos

Educar os filhos não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita sem o uso da violência, seja física ou verbal. Confira sugestões que separamos especialmente!

Veja Mais Postagens