Conheça 5 cuidados essenciais com a saúde do idoso no verão


Saúde deve estar em primeiro lugar e ser prioridade para todos em qualquer época do ano. Mas durante o verão os idosos, principalmente, precisam redobrar os cuidados pois já não têm a mesma vitalidade de antes. Nos dias mais quentes, a hidratação deve ser maior, já que para os mais velhos a quantidade de água presente no corpo é de apenas 40%, o que dificulta a manutenção da temperatura corporal e pode gerar problemas como a desidratação.

Como o verão só termina em março, é importante ficar atento para que até lá nenhum problema de saúde atrapalhe a sua rotina. Separamos 5 cuidados essenciais que os idosos devem ter nesse período. Confira!

1 - Hidrate-se a todo o momento

Não espere sentir sede ou calor para tomar um belo copo de água. Os idosos têm, naturalmente, o corpo menos hidratado do que as pessoas jovens, porque com o passar do tempo a quantidade de água diminui no organismo. E mesmo sendo mais desidratados, sentem pouca sede.

Nos dias mais quentes, é importante que os idosos consumam mais líquidos como água, sucos ou chás naturais para manter o organismo em pleno funcionamento. Bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína não são recomendadas, porque podem aumentar a desidratação corporal, já que são diuréticas.

2 - Fique pouco tempo exposto ao sol

Idosos têm a pele mais fina e sensível, por isso todo cuidado é pouco. Ao se expor ao sol por muito tempo, aumentam as chances de desenvolver alguma lesão na pele e até mesmo o surgimento de doenças como o câncer de pele. Para não correr riscos, é melhor evitar.

O recomendado é que a exposição solar (sem proteção) tenha duração máxima de 15 minutos por dia e que seja feita, de preferência, antes das 10h ou depois das 16h. É tempo suficiente para a produção da vitamina D. E lembre-se: use protetor solar diariamente, principalmente quando for para a rua. Também é importante usar roupas leves nos dias mais quentes.

3 - Faça refeições leves

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é o recomendado para todas as pessoas em qualquer fase da vida. Na senioridade, o ato de “comer bem” é um aliado para a manutenção da hidratação corporal, especialmente durante a estação.

Prefira ingerir alimentos leves como verduras, legumes e frutas, principalmente aquelas que contêm bastante líquido, como a melancia e o melão. Esses alimentos ajudarão a aumentar a disposição do idoso e facilitar a digestão durante as refeições, além de garantir uma dose extra de líquidos no organismo. 

4 - Faça exercícios, mas com cautela

A atividade física é importante para que o idoso se mantenha ativo. Durante o verão, os exercícios não precisam ficar de lado, mas alguns cuidados adicionais são importantes de serem tomados. 

Se for caminhar ao ar livre, prefira se exercitar quando o sol estiver mais ameno, antes das 10h da manhã ou após às 16h. Lembre-se de levar junto uma garrafa de água para poder se hidratar durante a atividade. Se for possível, opte pela prática de exercícios aquáticos, como  natação ou hidroginástica, que são mais refrescantes e ideais para serem feitos nos dias mais quentes, além de oferecer menos riscos de quedas e fraturas. 

5 - Tenha atenção aos sinais de desidratação

Tontura, dor de cabeça, redução na quantidade de urina, lábios secos, mal-estar, cansaço, confusão mental ou irritabilidade são alguns indicativos de que o idoso pode estar desidratado e precisando de ajuda médica. 

Se não tratada a tempo, a desidratação pode evoluir para um quadro de exaustão, queda, derrame e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, é importante redobrar os cuidados com os idosos durante os dias mais quentes, para evitar consequências mais graves. 

Se observar bem, todos esses cuidados são simples de serem incluídos na rotina dos idosos durante o verão, mas de grande valor para evitar problemas de saúde. Cuide-se e aproveite a vida da melhor forma!

Crédito da imagem: adamkaz - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens