Quarentena: estresse do período pode influenciar na queda dos cabelos


Conforme os anos vão passando, os fios de cabelo já não reagem da mesma forma. No idoso é comum que as madeixas percam um pouco de sua espessura e de sua cor natural, dando lugar aos fios brancos. 

Mas você sabia que a pandemia pode acabar gerando mais caimento dos cabelos? Isso acontece devido à ansiedade e estresse da situação como um todo, principalmente para os idosos, que correm mais riscos. Por isso, reunimos informações e dicas para minimizar esse problema.

Como ocorre a queda de cabelo?

A queda de cabelos ocorre nas pessoas idosas devido à baixa produção de enzimas e de hormônio que pode ser influenciada pelo estresse, fazendo com que fiquem mais finos, com frizz, pouco brilho e quebradiços. Nas mulheres, a redução dos lipídios também influencia para que os fios de cabelo passem a cair. 

Restaurar ou mudar a cor dos cabelos pode ser feito com o uso de tinturas, mas e a queda?

Dicas para diminuir a queda de cabelo

Existem dicas que podem ajudar a reduzir a queda de cabelo nos idosos, mas é importante frisar que perder alguns fios é totalmente normal, sendo possível cair até 100 deles por dia independente da idade. Mas, há maneiras de diminuir a quantidade.

Tenha uma alimentação balanceada

Como nessa fase da vida é comum a perda de vitaminas, a alimentação precisa ser reforçada para garantir a ingestão de bons nutrientes, comendo muitas frutas, vegetais e leguminosas para que o corpo volte a produzir os fios capilares.

Os alimentos ricos em vitamina C como brócolis, laranja e couve ajudam a nutrir tanto os cabelos quanto a pele. Já os que contêm vitamina D, como carnes, ovos, leite e queijos auxiliam no fortalecimento do cabelo, além de ajudar a acabar com o cansaço.

Se a alimentação não for suficiente, há suplementos que podem auxiliar nesse cuidado, mas devem ser prescritos por médicos. 

Utilize produtos específicos para a queda de cabelo

Atualmente existem diversos tipo de produtos para ajudar a diminuir a queda de cabelo como:

  • Shampoos antiqueda;

  • Condicionadores;

  • Leave-in;

  • Tônico capilar;

  • Ampola de vitaminas;

  • Máscaras de hidratação.

Muitas marcas passaram a oferecer a linha antiqueda aos seus consumidores. O ideal é ver qual marca reage melhor com o seu tipo de cabelo, seja ele liso, ondulado, curto ou comprido. 

Cuidados com a água quente 

Na hora de lavar o cabelo, tome cuidado com a temperatura da água. Quando está muito quente, ela acaba deixando os cabelos mais frisados e desidratados pelo calor. 

Para não lavar a cabeleira na água gelada e acabar pegando um resfriado, o indicado é o uso da água morna. Aplique o produto escolhido nos cabelos e massageie suavemente para o conteúdo entrar nos fios e assim ir nutrindo-os. Depois enxágue.

Dicas para diminuir o estresse durante a quarentena

O isolamento social, adotado para minimizar o contágio do novo coronavírus, fez com que as pessoas ficassem em casa por muito tempo. Principalmente os idosos, por fazerem parte do grupo de risco da doença.

Ainda não há uma previsão concreta sobre quando a vacina estará disponível. Mas, enquanto isso algumas atividades prazerosas para distrair a mente podem ajudar nesse período, reduzindo o estresse, atuando na diminuição da queda capilar e melhorando o bem-estar, como:

  • Ler um livro;

  • Assistir a filmes e séries;

  • Cozinhar pratos rápidos e fáceis;

  • Montar uma pequena horta;

  • Plantar e cuidar de flores em casa;

  • Adotar um pet para fazer companhia e carinho;

Sabemos o quanto é difícil ficar em isolamento, mas neste momento é necessário. Além de cuidar da sua saúde física, ao se isolar, você também zela pela sua saúde capilar.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens