Reeducação alimentar em 6 passos


Você já deve ter ouvido falar em reeducação alimentar e o quanto faz bem para saúde! Mudar um hábito não é nada fácil, mas não é impossível, ainda mais quando o objetivo é ter melhor qualidade de vida!

Como funciona a reeducação alimentar?

Diferente das dietas, você não precisa se privar de comer qualquer coisa. A frase que mais representa essa forma de comer é “fazer as pazes com os alimentos”, pois diferente de certos métodos restritivos, que declaram guerra a alguns alimentos, essa é a hora de deixar tudo em paz.

Primeiro será preciso fazer uma análise de como tem sido sua alimentação, por exemplo: observe se você consome muito refrigerante, pouca salada ou toma menos de 2 litros de água por dia. 

Junte todas as informações e faça uma pequeno relatório sobre seus hábitos alimentares. Depois, é hora de pensar em formas de trocar alguns itens por opções com mais qualidade: trocar o refrigerante por um suco natural, chás ou até água. 

Resumidamente a ideia é apostar em alternativas mais saudáveis sem deixar de consumir o que você gosta.

Dicas para começar a sua reeducação alimentar

Pronta para começar? Tenha sempre em mente que você não vai parar de comer suas comidas prediletas mas sim controlar melhor o consumo, tentando alcançar um equilíbrio entre os alimentos. Veja as dicas!

1 - Comece aos poucos sem pressa

Não se apresse, lembre-se que é um processo gradual. Portanto, vá aos poucos fazendo substituições no seu cardápio. Adicione mais vegetais e verduras como brócolis, cenoura, alface. Na hora da sobremesa, opte por uma banana ou maçã. 

2 - Faça boas trocas em sua dieta

Quando for se alimentar, tente ter sempre consciência de que pode haver uma opção mais saudável da que você está acostumado a consumir. Por exemplo, troque a carne vermelha pela branca; prefira os sucos naturais e deixe os industrializados de lado.

3 - Mantenha-se hidratado

Nosso corpo é basicamente composto por água (aproximadamente 70%) e precisamos desse bem natural para nossos órgãos funcionarem da melhor forma. Além disso, beber até dois litros por dia garante mais hidratação para a pele e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Tenha sempre uma garrafinha de água perto de você e evite líquidos no momento da alimentação.

4 - Diminua o consumo de açúcar

A ideia não é abandoná-lo de vez. Já falamos que o objetivo da reeducação alimentar é escolher opções mais saudáveis, então que tal ir diminuindo as porções do açúcar que, em grandes quantidades, faz muito mal para a saúde? A boa notícia é que o nosso paladar é totalmente adaptável. 

Ao reduzir a quantidade de doces, com o tempo, o desejo começa a diminuir. Uma dica são os chocolates amargos ricos em cacau (70% para cima) que contenham pouco açúcar . Experimente, você não irá se arrepender. 

5 - Alimente-se devagar e mastigue bem

Não tenha pressa em se alimentar, sabemos que o cotidiano é corrido, mas reserve a hora da refeição para comer com calma. A mastigação é importante para quebrar a comida em partículas e ajudar a melhorar a digestão.

6 - Se precisar de ajuda, procure um profissional

Se você tiver dificuldades ou muitas dúvidas na hora de realizar sua reeducação alimentar, busque por um profissional. O nutricionista pode ajudar você a fazer uma reeducação alimentar personalizada, ajudando em suas dificuldades. 

Gostou das dicas? A reeducação alimentar oferece mais qualidade de vida. Aposte já nessa ideia.

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