Conheça 7 alimentos que prejudicam sua pele e deixam ela oleosa


Você já ouviu a famosa frase “nós somos o que comemos”? Nossos hábitos alimentares influenciam diretamente não apenas nossa saúde como também nossa pele, cabelos e unhas. Portanto, problemas de pele como a oleosidade também podem estar ligados à dieta. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.

Por isso, nesse artigo, apresentamos quais são os principais alimentos que deixam a pele mais oleosa, causando danos e deixando-a mais propícia à acne. 

Alimentos que deixam a pele oleosa

1. Laticínios

Eles fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas definitivamente não são muito bons para a sua pele! O alto teor de gordura dos produtos lácteos pode entupir os poros da pele e fazer com que a pele fique mais oleosa, tornando-a mais propensa à acne. 

Portanto, ao invés de consumir laticínios, você pode optar por outras opções mais saudáveis como o leite de amêndoas ou leite de soja.

2. Alimentos fritos

Você faz parte do grupo de pessoas que gosta muito de comer frituras? Pois, saiba desde já que esses alimentos podem prejudicar muito sua pele. Estudos revelaram que o consumo de ácidos graxos ômega-6 em excesso pode causar acne na pele e alimentos fritos em óleos pesados ​​podem conter um alto teor desse componente. 

O ômega 6 é encontrado em diversos óleos de origem vegetal como o de soja, girassol, milho e algodão. Eles são menos indicados na preparação das refeições e podem ser substituídos por óleo de coco ou de palma e azeite de oliva os quais têm baixa quantidade desse ácido graxo.

3. Alimentos muito salgados

O sal até pode ser utilizado para realçar o gosto dos alimentos, mas com cautela. Quando consumido em excesso é capaz de causar a desidratação na pele entre outros problemas. Para combater a perda de água, a pele reage com a superprodução de óleo. 

Por isso, se for ingerir alimentos salgados, use-o em um nível moderado para manter a pele saudável. Evitando também alimentos processados, pois esses costumam conter altos níveis de sódio.

4. Álcool

O final de ano é tempo de festas e, com tantas celebrações, a ingestão de álcool costuma aumentar para as pessoas que bebem. Porém, o álcool também é um grande inimigo da pele.

O seu consumo excessivo deixa a pele seca e desidratada, o que também causa aumento na produção de óleo para compensar a perda de água. Além disso, também faz suar mais, o que pode levar ao entupimento dos poros. Se possível, troque o álcool pela água e sucos de frutas para combater a pele oleosa!

5. Alimentos açucarados

Alimentos açucarados não apenas aumentam seus níveis de glicose no sangue como também podem causar muitos outros tipos de problemas de saúde. Além de fazer mal para o corpo como um todo, a pele também sente! 

Manter uma dieta com muito açúcar pode causar inflamação no organismo, o que prejudica e deixa a pele oleosa. Corte o açúcar para ter uma vida mais saudável e mude os seus hábitos alimentares!

6. Carne vermelha

A carne vermelha como a bovina, suína e outras, costuma ser rica em gorduras saturadas, o que aumenta também as chances de inflamação na pele. Esse excesso de inflamação, por sua vez, pode causar o aumento de óleo.

Para melhorar essa condição, limite sua ingestão de gordura saturada mudando parte do seu consumo de carne para aves ou peixes.

7. Carboidratos refinados

Os alimentos ricos em carboidratos refinados (como pão, macarrão e arroz branco) aumentam a produção de IGF-1, um hormônio peptídico que estimula o crescimento. Porém, ele também pode causar uma superprodução de sebo, conhecido como excesso de oleosidade.

Uma mudança simples na alimentação, trocando os refinados pelos integrais, já faz uma grande diferença e reduz as chances de ter uma pele oleosa.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens