Os 7 alimentos que envelhecem a pele


Já dizia aquele antigo ditado “você é o que come”. Sabia que certos alimentos podem acelerar o envelhecimento da sua pele? Isso acontece por causa dos produtos avançados de glicação (AGEs) que, juntamente com a exposição solar, são os principais responsáveis pelo desgaste da epiderme. 

“Os AGEs se formam quando a molécula de glicose (açúcar) reage com as proteínas do organismo. Isso gera a glicação que, somada ao excesso de radicais livres produzidos por má alimentação e outros hábitos como tabagismo e privação do sono, leva o organismo ao estresse oxidativo, que danifica o DNA das células provocando menor atividade celular, menor produção de colágeno e fibras elásticas, menor atividade de células de defesa e menor poder de cicatrização”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. 

E esses vilões da saúde da cútis são formados principalmente pela má alimentação: bolos, tortas, doces, massas e frituras. A cirurgiã afirma que, para evitá-los, é necessário manter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos.

Os principais alimentos que fazem mal para a pele

Dra. Beatriz listou, ainda, os principais itens que causam essa reação no nosso organismo:

1 - Açúcar

Doces e bolos contribuem para a formação de substâncias prejudiciais ao colágeno e, ainda, estão envolvidos com a acne. É possível adequar o paladar para consumir menos açúcar ou substituí-lo por frutas doces e mel, que são fontes de vitaminas, ou pelas versões ‘magras’, como por exemplo a demerara ou o adoçante xylitol - também evitando o excesso.

2 - Batata frita

São deliciosas, isso ninguém pode questionar, porém são feitas em alta temperatura e baixa umidade. Isso causa a reação de glicação e aumenta a produção dos radicais livres, que causam danos celulares à pele. 

“A exposição a essas moléculas acelera o processo de envelhecimento e enfraquece a elasticidade da pele”, diz a especialista. 

A abundância de gorduras no óleo causa danos ao organismo e, no caso das batatas fritas, que são servidas com muito sal, o excesso de sódio desidrata o tecido cutâneo,  causando rugas. Uma boa opção é substituir as batatas fritas por chips de batata doce assada.

3 - Pão

O pão francês, de forma e o croissant são produzidos com farinha branca, carboidrato de alto índice glicêmico e, quando consumido em abundância, causa inflamação no corpo por aumentar muito a produção de radicais livres. Aposte nas versões integrais e com grãos, que são excelentes fontes de fibra, e atingem a corrente sanguínea de forma mais lenta.

4 - Margarina

Se você já disse adeus ao pãozinho, porém continua com a margarina, saiba que ela é rica em gordura hidrogenada e muitos aditivos químicos que tornam nossa pele vulnerável à radiação ultravioleta, que danifica o colágeno e a elastina, proteínas de sustentação. Em receitas, o azeite e até o abacate tornam-se ótimos substitutos. Para passar no pão, aposte no creme de gergelim (tahine), boa fonte de fibras.

5 - Carnes processadas

Salsicha, calabresa, bacon e linguiça são exemplos de carnes processadas que são prejudiciais à epiderme. “Essas carnes são ricas em sódio e gorduras saturadas, que desidrata a cútis e enfraquece o colágeno, causando inflamação”, lembra Dra. Beatriz. Esse tipo de proteína pode ser substituído por ovos, frango ou grãos como feijão, grão-de-bico e ervilha.

6 - Sucos industrializados

Os sucos de caixinha, no geral, contam com uma quantidade muito alta de açúcar e sódio, combinação perigosa para acentuar os danos de desidratação da derme e enfraquecimento do colágeno. Sempre que possível, ao invés de sucos, invista na ingestão de frutas in natura, que além de vitaminas e minerais possuem carboidratos e fibras.

7 - Álcool

Embora não seja necessariamente um alimento, o álcool é muitas vezes o acompanhamento ideal, no entanto pode causar uma série de problemas dermatológicos, incluindo vermelhidão, inchaço, perda de colágeno e rugas.  

“Esgota os nutrientes, hidratação e níveis de vitamina A, os quais têm um impacto direto sobre as linhas. A vitamina A é especialmente importante no que diz respeito ao crescimento de novas células e à produção de colágeno, assegurando que a pele seja elástica e mais lisa”, diz a médica. 

Uma boa dica é manter-se hidratado e fazer boas escolhas com moderação, como o vinho tinto, que traz a molécula de resveratrol, um poderoso antioxidante. “Essa molécula traz vários benefícios para a saúde, em virtude da sua ação antioxidante, que funciona para combater o envelhecimento. Além disso, o resveratrol é capaz de ativar a sirtuína-1, proteína que age no aumento da longevidade celular”, explica. Mas, o consumo de álcool deve ser em pequenas quantidades e em pessoas capazes de metabolizar a bebida, ou seja, o benefício do vinho tinto não é para todos.

De acordo com a Dra. Beatriz, evitar o excesso desses alimentos é um hábito que deve ser desenvolvido o quanto antes a fim de impedir que os problemas de pele surjam de maneira precoce. “Consulte sempre seu médico ou nutricionista para adequar sua alimentação”, finaliza.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens