Os 7 alimentos que envelhecem a pele


Já dizia aquele antigo ditado “você é o que come”. Sabia que certos alimentos podem acelerar o envelhecimento da sua pele? Isso acontece por causa dos produtos avançados de glicação (AGEs) que, juntamente com a exposição solar, são os principais responsáveis pelo desgaste da epiderme. 

“Os AGEs se formam quando a molécula de glicose (açúcar) reage com as proteínas do organismo. Isso gera a glicação que, somada ao excesso de radicais livres produzidos por má alimentação e outros hábitos como tabagismo e privação do sono, leva o organismo ao estresse oxidativo, que danifica o DNA das células provocando menor atividade celular, menor produção de colágeno e fibras elásticas, menor atividade de células de defesa e menor poder de cicatrização”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. 

E esses vilões da saúde da cútis são formados principalmente pela má alimentação: bolos, tortas, doces, massas e frituras. A cirurgiã afirma que, para evitá-los, é necessário manter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos.

Os principais alimentos que fazem mal para a pele

Dra. Beatriz listou, ainda, os principais itens que causam essa reação no nosso organismo:

1 - Açúcar

Doces e bolos contribuem para a formação de substâncias prejudiciais ao colágeno e, ainda, estão envolvidos com a acne. É possível adequar o paladar para consumir menos açúcar ou substituí-lo por frutas doces e mel, que são fontes de vitaminas, ou pelas versões ‘magras’, como por exemplo a demerara ou o adoçante xylitol - também evitando o excesso.

2 - Batata frita

São deliciosas, isso ninguém pode questionar, porém são feitas em alta temperatura e baixa umidade. Isso causa a reação de glicação e aumenta a produção dos radicais livres, que causam danos celulares à pele. 

“A exposição a essas moléculas acelera o processo de envelhecimento e enfraquece a elasticidade da pele”, diz a especialista. 

A abundância de gorduras no óleo causa danos ao organismo e, no caso das batatas fritas, que são servidas com muito sal, o excesso de sódio desidrata o tecido cutâneo,  causando rugas. Uma boa opção é substituir as batatas fritas por chips de batata doce assada.

3 - Pão

O pão francês, de forma e o croissant são produzidos com farinha branca, carboidrato de alto índice glicêmico e, quando consumido em abundância, causa inflamação no corpo por aumentar muito a produção de radicais livres. Aposte nas versões integrais e com grãos, que são excelentes fontes de fibra, e atingem a corrente sanguínea de forma mais lenta.

4 - Margarina

Se você já disse adeus ao pãozinho, porém continua com a margarina, saiba que ela é rica em gordura hidrogenada e muitos aditivos químicos que tornam nossa pele vulnerável à radiação ultravioleta, que danifica o colágeno e a elastina, proteínas de sustentação. Em receitas, o azeite e até o abacate tornam-se ótimos substitutos. Para passar no pão, aposte no creme de gergelim (tahine), boa fonte de fibras.

5 - Carnes processadas

Salsicha, calabresa, bacon e linguiça são exemplos de carnes processadas que são prejudiciais à epiderme. “Essas carnes são ricas em sódio e gorduras saturadas, que desidrata a cútis e enfraquece o colágeno, causando inflamação”, lembra Dra. Beatriz. Esse tipo de proteína pode ser substituído por ovos, frango ou grãos como feijão, grão-de-bico e ervilha.

6 - Sucos industrializados

Os sucos de caixinha, no geral, contam com uma quantidade muito alta de açúcar e sódio, combinação perigosa para acentuar os danos de desidratação da derme e enfraquecimento do colágeno. Sempre que possível, ao invés de sucos, invista na ingestão de frutas in natura, que além de vitaminas e minerais possuem carboidratos e fibras.

7 - Álcool

Embora não seja necessariamente um alimento, o álcool é muitas vezes o acompanhamento ideal, no entanto pode causar uma série de problemas dermatológicos, incluindo vermelhidão, inchaço, perda de colágeno e rugas.  

“Esgota os nutrientes, hidratação e níveis de vitamina A, os quais têm um impacto direto sobre as linhas. A vitamina A é especialmente importante no que diz respeito ao crescimento de novas células e à produção de colágeno, assegurando que a pele seja elástica e mais lisa”, diz a médica. 

Uma boa dica é manter-se hidratado e fazer boas escolhas com moderação, como o vinho tinto, que traz a molécula de resveratrol, um poderoso antioxidante. “Essa molécula traz vários benefícios para a saúde, em virtude da sua ação antioxidante, que funciona para combater o envelhecimento. Além disso, o resveratrol é capaz de ativar a sirtuína-1, proteína que age no aumento da longevidade celular”, explica. Mas, o consumo de álcool deve ser em pequenas quantidades e em pessoas capazes de metabolizar a bebida, ou seja, o benefício do vinho tinto não é para todos.

De acordo com a Dra. Beatriz, evitar o excesso desses alimentos é um hábito que deve ser desenvolvido o quanto antes a fim de impedir que os problemas de pele surjam de maneira precoce. “Consulte sempre seu médico ou nutricionista para adequar sua alimentação”, finaliza.

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