Novembro Azul e os cuidados com a saúde masculina


De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 65.840 novos casos de câncer de próstata foram previstos para o decorrer de 2020. No Brasil, 42 homens morrem devido a essa doença, segundo o Ministério da Saúde.

Para promover a conscientização e prevenção dessa patologia, o mês de novembro se transformou em “Novembro Azul”. A campanha tornou-se um movimento mundial, o qual teve início na Austrália em 2003, para ajudar no combate dessa enfermidade. 

O que é o câncer de próstata?

A próstata consiste em uma glândula, localizada no sistema reprodutor masculino, do tamanho aproximado de uma noz. Ela fica bem abaixo da bexiga e sua função é auxiliar junto as vesículas seminais na produção de esperma.

O câncer de próstata age de forma silenciosa. Dessa forma, a ida regularmente ao médico é importante para a prevenção, pois os sintomas costumam aparecer quando a doença está em estágio avançado. 

Entre os sintomas que indicam a enfermidade estão: necessidade de urinar mais vezes, dificuldade para fazer xixi, dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal, presença de sangue na urina ou no sêmen. Os fatores de riscos que podem propiciar o surgimento desse câncer são:

  • Idade (a partir do 65 anos);

  • Histórico familiar;

  • Alterações genéticas;

  • Obesidade;

  • Tabagismo;

  • Doenças sexualmente transmissíveis; 

  • Exposição a compostos químicos, como arsênico, produtos de petróleo, fuligem e dioxinas.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de câncer de próstata é feito a partir da conclusão de dois exames: sangue e toque retal. 

Se durante o segundo exame é perceptível alguma alteração ou nódulo, o médico irá retirar uma pequena quantidade como amostra,  a qual será levada para biópsia, exame capaz de detectar o câncer.

Após a realização do diagnóstico, o urologista vai avaliar as diferentes terapias conforme o caso do paciente. Quando a doença é detectada em estágio inicial, o ato mais comum é realização de cirurgia para retirada do tumor junto a sessões de radioterapia.

Já em casos mais avançados, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são combinados os procedimentos de radioterapia, cirurgia e tratamento hormonal. Se o câncer está na fase metastática (quando a patologia se espalha em outros órgãos), a terapia hormonal fica como mais indicada. 

Entretanto, cada caso é um caso e depende da avaliação do médico responsável que vai comunicar ao paciente quais os tratamentos disponíveis para seu quadro clínico.

O Novembro Azul vem para alertar a população masculina com relação aos cuidados com a saúde e o surgimento do câncer de próstata. Quando o diagnóstico ocorre de modo precoce, há maiores chances de cura.

Muitos homens possuem receio em fazer os exames e ir regularmente ao médico para cuidar de si, mas é preciso deixar de lado o preconceito e pensar na qualidade de vida.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens