Janeiro Branco: cuide da sua saúde mental


Assim como o nosso corpo adoece, a mente também pode dar sinais de fraqueza. A carga excessiva de problemas familiares e afetivos, preocupações, trabalho - ou mesmo a falta dele - é capaz de provocar algum tipo de dificuldade. E viver com a mente em estado de confusão não é fácil.

Depressão, ansiedade, medo e estresse são alguns dos problemas mais frequentes que afetam a saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. E em tempos de pandemia, essa questão tornou-se ainda mais preocupante. O isolamento social fez as pessoas - especialmente as que fazem parte do grupo de risco, como os idosos - se afastarem do convívio de seus familiares e amigos, aumentando a sensação de solidão.

A campanha Janeiro Branco existe para alertar a população sobre as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. E não foi por acaso que o primeiro mês do ano foi escolhido para tratar esse tema: nessa época, as pessoas se preocupam mais com suas vidas e propósitos e costumam fazer planejamentos, criando expectativas para uma vida melhor.

Nesse texto, daremos dicas dos cuidados para manter em dia a saúde mental do idoso e falaremos sobre a importância de procurar ajuda terapêutica, quando necessário. Confira!

Observe os sinais e comportamentos

Mesmo que muitos idosos tenham uma vida ativa e independente, o envelhecimento não pode ser subestimado. Com o passar do tempo, algumas mudanças são inevitáveis e medidas de prevenção e de promoção da saúde são recomendadas para um envelhecimento saudável.

Considere buscar orientação médica ao notar algum dos sintomas abaixo:

  • Sinais de depressão

  • Choro constante

  • Irritabilidade e queixas sem motivo

  • Tristeza

  • Negligência com higiene pessoal

  • Mau humor

Melhore a qualidade de vida do idoso

Algumas ações e atitudes contribuem com a melhora da qualidade de vida do idoso. Os resultados poderão ser notados no seu emocional e na sua saúde mental, tais como: 

Crie uma rotina e incentive que tenha uma distração

Estabelecer uma rotina diária é importante para que o idoso sinta-se responsável por tarefas do dia a dia e mantenha a cabeça ocupada. Fazer uma caminhada leve após o café da manhã, a leitura do capítulo de um livro antes do almoço ou mesmo assistir a uma série ou a um filme à tarde podem ser práticas interessantes. 

Para estimular a mente e manter o idoso ativo, atividades como artesanato, jogos de tabuleiro, de cartas ou virtuais, palavras cruzadas, entre outras, podem ser incorporadas à rotina, como forma de melhorar a saúde emocional. 

Saiba ouvi-lo

Para melhorar a autoestima do idoso, escute o que ele tem a dizer. Ouça suas histórias, converse sobre o dia a dia e dê atenção às suas necessidades, demonstrando amor e carinho. Se for possível usar a tecnologia, faça chamadas de vídeo reunindo toda a família. Para o idoso, será um momento de alegria poder ter esse contato com as pessoas que fazem parte da sua história.

Demonstre carinho

Prepare um bolo, um pão ou mesmo uma refeição completa para um idoso e entregue em sua casa, com todos os cuidados necessários que devem ser tomados por causa da pandemia. Escreva uma carta e envie para ele. Peça para que ele faça uma lista dos itens que deseja e ofereça-se  para fazer a compra, de modo que ele não precise se expor aos riscos do novo coronavírus. Certamente ele vai se sentir mais valorizado por saber que é importante e que alguém se importa com ele.

Pequenas atitudes e gestos de carinho podem fazer a diferença para a saúde mental do idoso. Reflita sobre isso, fique atento aos sinais e busque por ajuda médica quando necessário. Aproveite para divulgar a campanha Janeiro Branco, mostrando a todos a relevância de cuidar da saúde mental.

Crédito da imagem: FG Trade - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Brancos e lindos: saiba como cuidar dos cabelos grisalhos

Sabia que alguns cuidados especiais são importantes para manter os cabelos grisalhos sempre lindos? Confira algumas dicas especiais que trouxemos hoje!

Check-up: você já fez o seu?

Estamos no início do ano, um período ótimo para organizar a vida, as pendências e agendar aquela consulta médica para fazer um check-up completo!

Saiba quais atividades físicas são indicadas para cada fase do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é marcado por diferentes flutuações hormonais. Confira algumas dicas de atividades para cada um deles!

Dicas para educar seu filho respeito e empatia, sem tapas e gritos

Educar os filhos não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita sem o uso da violência, seja física ou verbal. Confira sugestões que separamos especialmente!

5 principais doenças de pele, cabelos e unhas comuns entre as crianças no verão

Crianças não estão imunes a doenças de pele, cabelo e unhas que costumam atingi-las principalmente no verão. Saiba quais são no post de hoje!

5 condições que podem causar irritação vaginal

Para as mulheres, é fundamental ter atenção e uma série de cuidados com a saúde íntima. Saiba mais sobre o que pode causar irritação íntima.

Veja Mais Postagens