Janeiro Branco: cuide da sua saúde mental


Assim como o nosso corpo adoece, a mente também pode dar sinais de fraqueza. A carga excessiva de problemas familiares e afetivos, preocupações, trabalho - ou mesmo a falta dele - é capaz de provocar algum tipo de dificuldade. E viver com a mente em estado de confusão não é fácil.

Depressão, ansiedade, medo e estresse são alguns dos problemas mais frequentes que afetam a saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. E em tempos de pandemia, essa questão tornou-se ainda mais preocupante. O isolamento social fez as pessoas - especialmente as que fazem parte do grupo de risco, como os idosos - se afastarem do convívio de seus familiares e amigos, aumentando a sensação de solidão.

A campanha Janeiro Branco existe para alertar a população sobre as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. E não foi por acaso que o primeiro mês do ano foi escolhido para tratar esse tema: nessa época, as pessoas se preocupam mais com suas vidas e propósitos e costumam fazer planejamentos, criando expectativas para uma vida melhor.

Nesse texto, daremos dicas dos cuidados para manter em dia a saúde mental do idoso e falaremos sobre a importância de procurar ajuda terapêutica, quando necessário. Confira!

Observe os sinais e comportamentos

Mesmo que muitos idosos tenham uma vida ativa e independente, o envelhecimento não pode ser subestimado. Com o passar do tempo, algumas mudanças são inevitáveis e medidas de prevenção e de promoção da saúde são recomendadas para um envelhecimento saudável.

Considere buscar orientação médica ao notar algum dos sintomas abaixo:

  • Sinais de depressão

  • Choro constante

  • Irritabilidade e queixas sem motivo

  • Tristeza

  • Negligência com higiene pessoal

  • Mau humor

Melhore a qualidade de vida do idoso

Algumas ações e atitudes contribuem com a melhora da qualidade de vida do idoso. Os resultados poderão ser notados no seu emocional e na sua saúde mental, tais como: 

Crie uma rotina e incentive que tenha uma distração

Estabelecer uma rotina diária é importante para que o idoso sinta-se responsável por tarefas do dia a dia e mantenha a cabeça ocupada. Fazer uma caminhada leve após o café da manhã, a leitura do capítulo de um livro antes do almoço ou mesmo assistir a uma série ou a um filme à tarde podem ser práticas interessantes. 

Para estimular a mente e manter o idoso ativo, atividades como artesanato, jogos de tabuleiro, de cartas ou virtuais, palavras cruzadas, entre outras, podem ser incorporadas à rotina, como forma de melhorar a saúde emocional. 

Saiba ouvi-lo

Para melhorar a autoestima do idoso, escute o que ele tem a dizer. Ouça suas histórias, converse sobre o dia a dia e dê atenção às suas necessidades, demonstrando amor e carinho. Se for possível usar a tecnologia, faça chamadas de vídeo reunindo toda a família. Para o idoso, será um momento de alegria poder ter esse contato com as pessoas que fazem parte da sua história.

Demonstre carinho

Prepare um bolo, um pão ou mesmo uma refeição completa para um idoso e entregue em sua casa, com todos os cuidados necessários que devem ser tomados por causa da pandemia. Escreva uma carta e envie para ele. Peça para que ele faça uma lista dos itens que deseja e ofereça-se  para fazer a compra, de modo que ele não precise se expor aos riscos do novo coronavírus. Certamente ele vai se sentir mais valorizado por saber que é importante e que alguém se importa com ele.

Pequenas atitudes e gestos de carinho podem fazer a diferença para a saúde mental do idoso. Reflita sobre isso, fique atento aos sinais e busque por ajuda médica quando necessário. Aproveite para divulgar a campanha Janeiro Branco, mostrando a todos a relevância de cuidar da saúde mental.

Crédito da imagem: FG Trade - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens