Aromaterapia: quais benefícios ela traz para os idosos?


Principalmente conforme envelhecemos, é comum que questões como a ansiedade, depressão e mal-estar apareçam com mais frequência. Claro que buscar ajuda médica é importantíssimo para tratá-las, mas as terapias alternativas também ajudam nesse sentido.

A aromaterapia, por exemplo, proporciona bem-estar por meio do uso de óleos essenciais, aproveitando a ligação entre o sentido do olfato com os sentimentos. Cheiros agradáveis acalmam e nos coloca em um estado de espírito mais positivo. Confira alguns benefícios que essa terapia traz para os idosos:

  • Alivia sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado;

  • Promove bem-estar físico;

  • Fortalece o sistema imunológico.

Aromaterapia e a imunidade

Os óleos essenciais há tempos se apresentam como uma solução natural na prevenção e combate à várias doenças virais, bacterianas e parasitárias. Cientistas e pesquisadores de várias partes do mundo reconhecem os benefícios das ações terapêuticas deles. 

Segundo o cientista Fabián László, estudos demonstram invitro e invivo o potencial para debelar, neutralizar ou até mesmo matar vírus da Herpes, Influenza e até mesmo o Ebola. “Os vírus são muito sensíveis às moléculas aromáticas. Algumas doenças virais são visivelmente melhoradas graças a elas”, avalia.

Outros óleos essenciais como cravo da índia, canela, bergamota e tea tree também demonstraram, em testes de inibição via aérea, o poder de neutralizar o vírus H1N1, igualmente agressivo e causador de doenças respiratórias. “Se nos apoiarmos na ciência, vamos entender os benefícios desses óleos. O óleo de Cravo da Índia estimula ainda o sistema imunológico, um recurso interessante para preparar o organismo para enfrentar possíveis infecções”, acrescenta Fabián

Tratam-se de recursos naturais, já amplamente conhecidos da população, sem efeitos colaterais. “Até que novos estudos nos direcione para uma solução efetiva, entendo que esses óleos essenciais poderiam ser de grande utilidade”, enfatiza.

O especialista ainda alerta que essas alternativas têm o papel de complementar e não substituir os tratamentos oferecidos em hospitais e sugeridos pelas autoridades de saúde. Mas, podem ser grandes aliados, por exemplo, para quem está com os sintomas da gripe e precisa ficar em isolamento. 

“É uma forma de potencializar os cuidados e proteger ainda mais toda a família. As gotas dos óleos podem ser usadas em máscaras, para potencializar o álcool gel ou em nebulizadores”, finaliza.

Para que serve cada óleo essencial?

Alecrim: possui ação antisséptica, muito bom para pessoas que sofrem com pressão baixa, ajuda a aumentar a concentração, melhorar a memória e aliviar o cansaço mental;

Ylang ylang: extremamente relaxante, essa opção é indicada para pessoas que têm pressão alta e ajuda a aliviar sintomas de estresse, além de contribuir para dor de cabeça, ansiedade e náuseas;

Melaleuca: além de ajudar a cicatrizar machucados e esfoliações, o aroma da melaleuca traz uma grande sensação de bem-estar, aliviando sintomas de ansiedade, depressão e estresse;

Lavanda: usada há séculos, por causa do seu cheiro característico e propriedades calmantes, esse óleo essencial é muito aplicado para alívio do estresse, problemas respiratórios, insônia entre outros;

Eucalipto: muito conhecido por ajudar com os problemas respiratórios, também reduz a tensão muscular, dores de cabeça e musculares e febre;

Sândalo: sua ação calmante é ótima para acalmar a libido, o estresse, tensão muscular e dores no peito;

Limão: o aroma dessa fruta cítrica é energizador, oferece mais concentração, fortalece o sistema imune e ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor.

Gostou das dicas? Apesar de serem óleos, é fundamental usá-los sempre com orientação de um profissional especializado!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens