Vacinação infantil: mais que obrigação, um ato de amor


Um assunto ainda discutido é sobre a importância das vacinas. Para as crianças, deixar de  imunizá-las não apenas coloca a saúde dos pequenos em risco como também daqueles à sua volta, facilitando a circulação de doenças que poderiam ser controladas.

Por isso, nessa matéria, apresentamos algumas informações essenciais a respeito das vacinas obrigatórias para crianças. Entenda também porque elas são tão importantes e confira algumas dicas para deixar o momento da vacinação mais leve.

Importância da vacinação infantil

Cada vacina tem suas próprias características como composição, via, modo de administração e dosagem. Por isso, as melhores pessoas para esclarecer dúvidas sobre as vacinas são os médicos e os enfermeiros.

A vacinação protege as crianças de doenças graves como a poliomielite, hepatite B, pneumonia, sarampo, caxumba e muitas outras, além de preveni-las das complicações causadas por elas.

Algumas doenças, que antes prejudicaram e mataram milhares de crianças, foram completamente eliminadas e outras estão quase em extinção, principalmente devido às vacinas, cada vez mais seguras e eficazes. 

Além disso, as doses não apenas ajudam a manter o vacinado protegido como também preserva a saúde de outras crianças, impedindo a propagação de várias doenças na infância. 

Cumprimento das datas de vacinação

É essencial que o cronograma de vacinação infantil seja consultado e seguido a risca. Isso porque todas as doses e datas são pensadas para garantir a maior proteção possível à criança. 

Para isso, o Ministério da Saúde disponibiliza um calendário completo, desde o nascimento até a fase adulta, com todas as doses e períodos recomendados que pode ser acompanhado clicando aqui.

Vale lembrar que, o atraso da vacinação dos pequenos, pode colocá-los em situação de risco. Além disso, se uma dose de vacina não for aplicada na idade correta, os pais devem conversar com o médico para atualizar o cronograma e seguir com as próximas doses.

Fique de olho!

Para que o momento da vacinação seja mais tranquilo tanto para a criança quanto para a família, não se esqueça dessas dicas: 

  • Os efeitos colaterais comuns das vacinas incluem inchaço no local da injeção, dor e febre. Converse com o pediatra sobre esses sintomas, pergunte quais deles merecem mais atenção e quais podem e devem ser controlados com medicações leves;

  • Tenha sempre com você a carteirinha de vacinação quando a criança for fazer alguma consulta ou exame;

  • No dia da vacinação, vista os pequenos com roupas confortáveis, fáceis de tirar ou com mangas largas ou curtas. Bebês com menos de 12 meses recebem as injeções na coxa e, a partir de 1 ano de idade, no braço;

  • Se você ainda estiver em período de amamentação, oferecer o leite pode ser uma ótima maneira de acalmar e relaxar seu bebê, além de ajudar a distraí-lo e mantê-lo confortável antes de receber a injeção;

  • Crianças grandes também precisam de apoio, por isso, respire fundo junto com ela para ajudar a relaxar. Uma ideia é pedir que imaginem que a dor está saindo da boca quando soltam o ar. Além disso, conte uma história ou aponte para coisas interessantes na sala para ajudar a criar distrações.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens