Tudo o que pode acontecer no nono mês do bebê


Nove meses se passaram desde que o seu bebê nasceu. E ele continua se desenvolvendo a cada dia! Com a chegada do nono mês, o pequeno segue em uma fase de descobertas e de brincadeiras. Perceba que ele está cada vez mais atento aos sons, às texturas  e às cores dos objetos.

Fique por dentro de mais novidades que podem acontecer durante o nono mês do seu bebê e curta cada uma delas!

Falta pouco para os primeiros passos

Pode ser que o seu bebê prefira se arrastar pelo chão ou engatinhar para explorar todos os cantinhos da casa. Está tudo certo. Mas, não estranhe se ele der sinais de que já quer ficar de pé e, para isso, se apoie no sofá, nos armários ou na parede. É um sinal de que ele se aproxima cada vez mais de dar os primeiros passos.

E essa é uma grande aventura pra ele. Nessa fase, o bebê também está aprendendo a dobrar os joelhos e a sentar depois de ter se esforçado bastante para se levantar. Você pode ajudá-lo se posicionando à sua frente, com os braços esticados encostando nele, para que tente caminhar na sua direção, com todo o apoio e segurança. Esqueça o andador: especialistas não recomendam o uso, já que pode causar acidentes e ferimentos. 

Apesar de ser a fase dos primeiros passos - ou da tentativa deles -, não se preocupe em comprar nenhum tipo de calçado para o bebê. Isso será importante quando ele já estiver passeando na rua.

Deixe o bebê andar descalço, sem preocupações. Isso irá ajudar a fortalecer os músculos das suas perninhas e pés, além de colaborar com o equilíbrio. 

Descobertas e brincadeiras

Nessa fase, o bebê já sabe colocar e retirar um objeto de dentro de uma caixa. Para explorar essa habilidade do seu pequeno, dê a ele um balde com blocos coloridos para que ele se divirta e se desenvolva. 

Também vale a pena apostar em brinquedos com partes removíveis, que abrem e fecham, que podem ser montados e desmontados. 

Estimule a criança brincando de bola com ela. Jogue a bola para ela pelo chão e veja se ela reage, jogando de volta.

Inclusive, nessa fase o bebê gosta muito de dar um brinquedo para alguém só para que, depois, possa pegá-lo de volta. Entre na brincadeira dele!

Linguagem e comunicação

Se você chamar o seu bebê pelo nome, ele vai identificar o estímulo, vai olhar ao seu redor para procurar quem o chamou. Isso é maravilhoso!

Outro entendimento que a criança tem aos nove meses de vida é o sentido da palavra “não”, apesar de ainda não saber obedecer.

Nessa etapa, alguns dos bebês ainda não falam, mas emitem sons que podem parecer palavras reais. Eles prestam muita atenção no que escutam, por isso o tom de voz da mãe ou do pai fazem todo o sentido. Estimule-os a se comunicarem conversando enquanto troca a fralda ou prepara a comida.

Contato com outras pessoas

A partir do novo mês, pode aumentar a chance de o seu bebê estranhar estar com pessoas que não sejam os pais. Para que ele se sinta disposto e confortável para ir no colo de alguém, incentive-o a conviver com outras pessoas enquanto está com você. 

Viagens e passeios

É muito comum que os bebês fiquem irritados e apegados aos pais quando estão em lugares e rotinas diferentes. Nessas horas, vale a pena distraí-lo com brinquedos que emitem sons ou mesmo algum objeto de estimação. 

O que não falta para o bebê são descobertas, interatividade e brincadeiras durante o seu nono mês de vida. Vale a pena investir em brinquedos para estimular os seus sentidos e desenvolvimento, lembrando de verificar o selo de qualidade e se a faixa etária do brinquedo é a recomendada.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Brancos e lindos: saiba como cuidar dos cabelos grisalhos

Sabia que alguns cuidados especiais são importantes para manter os cabelos grisalhos sempre lindos? Confira algumas dicas especiais que trouxemos hoje!

Dicas para educar seu filho respeito e empatia, sem tapas e gritos

Educar os filhos não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita sem o uso da violência, seja física ou verbal. Confira sugestões que separamos especialmente!

Check-up: você já fez o seu?

Estamos no início do ano, um período ótimo para organizar a vida, as pendências e agendar aquela consulta médica para fazer um check-up completo!

Saiba quais atividades físicas são indicadas para cada fase do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é marcado por diferentes flutuações hormonais. Confira algumas dicas de atividades para cada um deles!

5 condições que podem causar irritação vaginal

Para as mulheres, é fundamental ter atenção e uma série de cuidados com a saúde íntima. Saiba mais sobre o que pode causar irritação íntima.

5 principais doenças de pele, cabelos e unhas comuns entre as crianças no verão

Crianças não estão imunes a doenças de pele, cabelo e unhas que costumam atingi-las principalmente no verão. Saiba quais são no post de hoje!

Veja Mais Postagens