Qual a importância do cuidado com a pele do bebê?


A famosa “pele de bebê” é conhecida por ser a melhor versão da pele que se pode ter. Por apresentar uma textura mais fina, macia e suave. Mas, ainda é muito sensível e, por isso, é importante cuidar bem do maior órgão do corpo do seu filho. 

Logo após o nascimento, o recém-nascido ainda não está completamente desenvolvido e passa por um processo de ambientação fora do útero da mãe. Portanto, não se assuste com descamação, vermelhidão ou descascados nos primeiros dias de vida, principalmente em pulsos, joelhos e pés. 

Ele é mais vulnerável a agentes irritantes como mudanças de temperaturas e umidade. A melhor forma de garantir que não haja problemas de inflamação e alergias é mantendo a pele do seu bebê hidratada, limpa e seca.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de ouro para ajudar você a fazer a rotina skincare do seu filho. Confira!

Cuidando o cordão umbilical

A Canadian Paediatric Society explica que até o momento em que a mãe e a criança deixam o hospital, o cordão já começou a secar. A princípio, ele tem uma coloração azulada que vai escurecendo à medida que resseca. Normalmente, cai por volta da primeira ou segunda semana. 

Para limpar, você só precisa de água e não deve puxar o coto, mesmo que veja que começou a cair, pois irá se soltar sozinho. Posicione a fralda de maneira que não fique esfregando na área. Você deve consultar um médico somente no caso de:

  • Ficar vermelho e inchado;

  • Soltar pus amarelado;

  • Estiver com um cheiro ruim;

  • Apresentar sangramento fora do comum. Um pouco de sangue é normal, porém não muito.

A hora do banho 

Banhar o bebê é importante para a prevenção de infecções que podem surgir caso a pele esteja suja. Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a limpeza precisa ser suave, sem esfregar com esponjas, panos ou toalhas. A água tem que estar em uma temperatura entre 35/35ºC.

Use um sabonete especial infantil e enxágue bem para não sobrar resíduo. Os produtos de limpeza devem ser específicos, conhecidos como detergentes sintéticos ou “sabões sem sabão”, pois provocam menos irritação e não fazem muita espuma.

É necessário hidratar a pele do bebê?

Os bebês têm uma camada de gordura que mantém a epiderme naturalmente hidratada, porém o clima seco, vento, ar-condicionado e outros fatores externos fazem com que fique ressecada. Se isso acontecer, a SBP recomenda o uso de produtos hidratantes específicos.

A principal função desses itens é conservar a água da pele, promover a restauração da barreira cutânea e oferecer efeito emoliente. Aplique depois do banho, para ajudar na absorção, pois a água morna abre os poros.

Proteção solar e repelentes

Até os seis meses de vida, seu filho não deve usar protetor solar, por não ter a capacidade de metabolizar e liberar as substâncias presentes nesse produto. 

A proteção durante essa fase é feita por meio de limitação do tempo de exposição. Como a criança necessita da vitamina D, deve tomar banhos de sol com duração entre 5 a 10 minutos no corpo todo ou 30 minutos nos braços e pernas. 

Para os mais velhos, o fotoprotetor é indicado sempre que estiverem expostos, o item tem que ser adequado para a idade e oferecer segurança suficiente para o tempo de exposição.

Já para os repelentes, a regra é a mesma e, antes dos seis meses, o cuidado deve ser  feito somente de maneira física, deixando as portas bem fechadas, usando telas ou mosquiteiros. 

O skincare do seu filho é muito importante para a saúde, como forma de prevenção de infecções, além de ajudar na autoestima. Conte para a gente quais são os produtos que você usa para cuidar da pele do seu bebê.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens