7 exames que todo recém-nascido deve fazer


Quando um bebê nasce, os pais são só alegria e não veem a hora de ir para casa com o recém-nascido para curtir a nova fase e todas as descobertas que farão com a chegada do novo integrante à família. 

Só que antes de deixar a maternidade, começam os cuidados com a saúde do bebê, que passa por uma série de exames e testes importantes para o diagnóstico precoce de algumas doenças, como  anemia falciforme e hipotireoidismo congênito, além de problemas como língua presa, audição, visão entre outros.

Listamos os principais exames que todo recém-nascido deve fazer nos seus primeiros dias de vida. Se você está prestes a ter o seu bebê, continue a leitura e atente-se às informações.

1 - Teste do pezinho

Um dos exames mais conhecidos, o teste do pezinho é obrigatório e deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê. Também conhecido como triagem neonatal, o teste é feito a partir de gotinhas de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido.

O teste pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seis tipos de doenças podem ser identificadas: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doenças falciformes e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase. Em clínicas e consultórios particulares é possível realizar a versão ampliada do teste, que pode identificar até 53 tipos de doenças. 

2 - Teste da orelhinha

Também conhecido como triagem auditiva neonatal, o teste da orelhinha é obrigatório, gratuito e fundamental para identificar alterações auditivas. Deve ser realizado na própria maternidade, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê.

O teste da orelhinha é feito por um fonoaudiólogo e pode ser realizado enquanto a criança estiver dormindo. Não causa dor e é capaz de identificar alterações no ouvido interno - que deverão ser acompanhadas por um especialista, caso sejam diagnosticadas. 

3 - Teste do olhinho

Realizado a partir do segundo dia de vida, o teste do olhinho - ou teste do reflexo do olho vermelho, como também é conhecido - avalia possíveis problemas de visão, como estrabismo, glaucoma ou catarata infantil. 

Gratuito, o teste é realizado pelo pediatra na maternidade ou em postos de saúde, que projeta uma luz nos olhos do bebê com um aparelho.

4 - Teste de tipagem sanguínea

Feito com o sangue do cordão umbilical logo após o nascimento do bebê, esse exame é realizado para identificar o tipo e o fator sanguíneo do recém-nascido (A, B, AB ou O, positivo ou negativo).

O teste de tipagem sanguínea permite identificar o risco do sangue da mãe ser incompatível com o do bebê, ou seja, quando a mãe tem o RH positivo e o bebê negativo, por exemplo. Essa diferença de compatibilidade pode ocasionar problemas como icterícia neonatal entre outros. 

5 - Teste do coraçãozinho

Também feito na maternidade até 48 horas depois do nascimento, o teste do coraçãozinho (oximetria de pulso) calcula a oxigenação e os batimentos cardíacos para identificar possíveis alterações congênitas. É feito por meio de uma “pulseirinha” colocada no pulso e no pé do bebê. É obrigatório, rápido e não causa dor. 

6 - Teste da linguinha

O teste da linguinha é obrigatório e realizado por um fonoaudiólogo nos primeiros dias de vida. Seu objetivo é identificar precocemente problemas no freio da língua que poderão prejudicar a amamentação e até mesmo, futuramente, o ato de engolir, mastigar e falar. 

7 - Teste do quadril

Nesse teste são examinadas as perninhas do bebê para identificar qualquer tipo de alteração no quadril que possa prejudicar o seu desenvolvimento e ocasionar problemas como dor ou encurtamento do membro. É feito na maternidade, geralmente na primeira consulta com o pediatra. 

Os cuidados com a saúde começam logo após o nascimento! Por isso, todos esses exames são importantes de serem realizados. Em caso de dúvidas, converse com o pediatra do seu filho.

Crédito da imagem: sdominick - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens