Férias em casa: dicas para entreter as crianças em isolamento


Quando chega a época das férias, as crianças ficam entusiasmadas para se verem livres das tarefas escolares e poder brincar, pelo tempo que quiserem, e se divertir com os amiguinhos. Só que estamos vivendo uma realidade diferente. Por causa da pandemia, desde o ano passado os pequenos estão confinados em casa e tiveram que aprender a lidar com os estudos de uma nova maneira e, também, com uma nova rotina diária.

A casa se tornou escola, mas também espaço para a diversão, já que parques, playgrounds e áreas de lazer estão fechadas ou com funcionamento restrito. Em meio a esse cenário, fica o dilema para os pais: o que fazer para oferecer às crianças um período de férias em que elas possam se distrair e se entreter?

Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa missão e que pode até ser muito divertida!

Valorize o brincar

Brincar é antes de tudo um direito das crianças que deve ser garantido, mas tornou-se uma ferramenta ainda mais importante de expressão e comunicação no momento atual. “A brincadeira é uma maneira de explorar os sentimentos e as emoções dos pequenos. Diante de tantas mudanças, aproveitar as férias para brincar é uma garantia de desenvolvimento e bem-estar físico e emocional”, explica Sheila Pomilho, diretora do Marista Escola Social Irmão Justino. 

As brincadeiras sempre foram um momento essencial de contato e convivência social, seja em casa, na escola ou em outros espaços. Porém, com a pandemia, esse quadro se modificou e exige a presença ainda mais efetiva dos adultos. 

“No período de férias, a criança gosta de estar com a mente livre, de poder interagir com os objetos, criar suas próprias histórias e lembranças. Diante do novo cenário, é uma oportunidade para os pais e famílias fortalecerem o vínculo”, reforça Sheila. 

Neste período, é essencial ter compreensão do momento que estamos vivendo. “Férias é um tempo de muitas descobertas e possibilidades, o brincar estimula a criação por meio de sons, cores e movimentos. Ao brincarem juntos, os vínculos entre pais e filhos são fortalecidos”, afirma.

Como aproveitar as férias com brincadeiras para todas as idades:

  • Use a imaginação:  mesmo sem recursos, use a criatividade e a imaginação para construir brincadeiras, como contação de histórias, montagem de cabanas e de peças teatrais, responder a perguntas apenas com palavras que comecem com a letra do seu próprio nome, mímicas, imitações etc.

  • Reutilize materiais: estimule as crianças a usarem a criatividade reaproveitando materiais como garrafas de plástico, que podem virar um telefone sem fio, caixas de papelão para serem transformadas em uma cabana ou uma máquina de escrever ou caixas de sapato que podem virar bonecos.

  • Valorize a natureza: plantar um vaso utilizando um copo descartável ou feijão no algodão, olhar o céu, a mudança do tempo,  o movimento das nuvens, ouvir o canto dos pássaros e compará-los, entre tantas outras possibilidades fazem com que a criança entre em contato com esse universo. 

  • Brinque à distância: use a tecnologia para encontros virtuais e proponha brincadeiras. Por exemplo: encontrar o primeiro objeto que inicie com determinada letra do alfabeto é uma atividade para todas as idades e ainda ajuda a diminuir as saudades de colegas ou familiares.

Segurança em primeiro lugar

Para que as férias sejam produtivas, é importante proporcionar experiências para que as crianças se divirtam, mas de maneira segura, tanto com relação a traumas que podem ocorrer em casa quanto em relação ao novo coronavírus.

“Com as crianças em casa por mais tempo, é comum que elas explorem os espaços. Por isso, é prudente fazer uma limpeza preventiva na casa. Faça uma vistoria nos brinquedos e tire tudo que possa machucar, como os que estão com partes quebradas ou os que têm peças pequenas que possam ser ingeridas”, orienta Bruno Pereira, cirurgião de urgência, emergência e trauma e diretor da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). 

Outro ponto importante informado por Bruno é ter atenção com o fogão. Oriente a criança e fique sempre de olho. Se possível, use as bocas traseiras, mais difíceis de serem alcançadas e sempre certifique-se de que os cabos das panelas não estejam virados para fora.

Se o playground ou o parquinho do bairro estiverem em funcionamento, o diretor recomenda aos responsáveis que antes de começar a brincadeira, veja se os brinquedos não oferecem riscos, como parafusos soltos, pontas cortantes, lascas de madeiras, partes enferrujadas.

E as orientações básicas da pandemia seguem valendo. O cirurgião explica que os cuidados com relação à covid-19 devem ser os mesmos em todos os lugares: máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social. 

“E, claro, evitar lugares fechados ou com pessoas aglomeradas. Se a criança for brincar perto de casa, por exemplo, o ideal é explicar que ela não pode ficar muito próxima a outras pessoas. Uma boa forma é ensinar que, ao abrir os dois braços, ela não pode tocar em ninguém. Assim, ela tem um parâmetro para o distanciamento. Também é importante usar sempre álcool em gel, principalmente, se ela estiver em um local que pode ser tocado por ela e outras crianças, como um playground”, orienta.

Apesar das dificuldades do momento, aproveite o fato de estar mais próximo das crianças e valorize esse momento em família. Você só tem a ganhar com isso!

Crédito da imagem: RichVintage - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5 condições que podem causar irritação vaginal

Para as mulheres, é fundamental ter atenção e uma série de cuidados com a saúde íntima. Saiba mais sobre o que pode causar irritação íntima.

5 principais doenças de pele, cabelos e unhas comuns entre as crianças no verão

Crianças não estão imunes a doenças de pele, cabelo e unhas que costumam atingi-las principalmente no verão. Saiba quais são no post de hoje!

Saiba quais atividades físicas são indicadas para cada fase do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é marcado por diferentes flutuações hormonais. Confira algumas dicas de atividades para cada um deles!

Check-up: você já fez o seu?

Estamos no início do ano, um período ótimo para organizar a vida, as pendências e agendar aquela consulta médica para fazer um check-up completo!

Dicas para educar seu filho respeito e empatia, sem tapas e gritos

Educar os filhos não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita sem o uso da violência, seja física ou verbal. Confira sugestões que separamos especialmente!

Brancos e lindos: saiba como cuidar dos cabelos grisalhos

Sabia que alguns cuidados especiais são importantes para manter os cabelos grisalhos sempre lindos? Confira algumas dicas especiais que trouxemos hoje!

Veja Mais Postagens