Consultas de rotina do bebê: devo continuá-las?


Durante o primeiro ano do bebê, muitas mudanças acontecem: o peso triplica, eles crescem aproximadamente 25 centímetros, começam a falar e alguns até dão seus primeiros passos. Elas são importantes para fazer um monitoramento para ver se tudo está correndo como deveria. Por isso, nos primeiros seis meses as visitas ao pediatra são mensais e depois bimestrais. 

Essas consultas de rotina seguem até o fim da adolescência, mas com uma frequência menor, pelo menos uma vez por ano. Só que, com a pandemia da covid-19, as consultas de rotina dos bebês devem continuar?

A resposta é sim! Afinal, é preciso fazer esse acompanhamento junto ao pediatra para monitorar se está tudo bem. De acordo com um documento divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o atendimento no consultório será mantido, porém oferecendo as condições necessárias para impedir a contaminação de pacientes.

Então observe se, dentro no local de atendimento, estão sendo seguidas as seguintes precauções:

  • Apenas um acompanhante por criança;

  • As crianças devem ficar sentadas no colo ou nas cadeiras, evitando encostar em superfícies que não forem necessárias;

  • Se você apresentar algum sintoma respiratório, fique somente dentro do consultório com máscara cirúrgica;

  • Evite pegar revistas e brinquedos que estão expostos na sala de espera;

  • O médico precisa estar equipado com máscara, luvas, óculos ou protetor facial e aventais descartáveis na hora do atendimento;

  • Mantenha as mãos higienizadas com álcool gel 70%;

  • Fique distante das pessoas que estão no local com você.

Se todos essas recomendações estão sendo seguidos de maneira correta, então as visitas podem continuar de forma segura. Além disso, evite chegar muito tempo antes, para não ficar na sala de espera.

Como ficam as vacinas de rotina do bebê?

Dentro da medida do possível, a imunização dos pequenos deve seguir o calendário normal.  adiamento das vacinas pode deixar seu filho mais vulnerável a riscos desnecessários  o diagnóstico caso ele tenha algum sintoma. 

Por segurança, você pode se preparar antecipadamente, buscando informações sobre agendamento, horários e procedimentos nos postos de saúde ou clínicas mais próximos da sua casa. 

Sempre que precisar sair de casa continue com os cuidados rotineiros, use máscara e higienize as mãos. Mas cuidado, a recomendação da Anvisa é que essas medidas de prevenção sejam somente para crianças depois dos dois anos, em uma idade em que já entendem as instruções dos pais. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens