Ciúmes entre irmãos pequenos: como lidar?


Recentemente bombou na internet um vídeo de uma festa de aniversário, em que duas irmãs brigam porque a mais velha apaga a vela do bolo da mais nova. 

Essa relação entre irmãos motivada pelo ciúme é algo conhecido pelos pais e responsáveis.

Todo mundo que tem algum irmão ou conhece alguém que tenha, já ouviu comentários sobre desentendimentos, ainda mais sobre os pequenos que querem a atenção do pai e mãe a todo instante. 

Mas até que ponto essa situação é saudável? Como lidar com o ciúme? Pensando em auxiliar os pais, separamos algumas informações para conseguir mostrar como o ciúmes é algo natural e quando deve ser visto como um alerta na relação entre os filhos. Saiba mais!

O primeiro filho e a chegada do irmão

Quando nasce o primogênito, os pais costumam estar o tempo todo disponíveis para  pequeno. Mas, quando recebem a notícia de que um segundo filho está por vir, é importante conversar com o filho mais velho de maneira que ele não se sinta acuado com a novidade. 

O ideal é que a notícia  seja dada de forma delicada, mostrando que terá um companheiro e amigo. Uma dica para fazer o mais velho se sentir responsável, e não esquecido, é incluí-lo nas experiências do irmão mais novo.

No momento em que o recém-nascido chegar em casa, peça ao mais velho para realizar tarefas como pegar os objetos para troca de fraldas e olhar o bebê, por exemplo. A ideia é deixá-lo fazer parte desse momento para que não tenha aquela sensação de exclusão, além de começar a criar um vínculo entre os irmãos. 

Porém, é importante lembrar que o ciúmes é inevitável e vai acontecer em todas as fases da vida. Separamos algumas dicas para evitar que a situação ocorra de forma exagerada entre os pequenos.

Separe um tempo para cada irmão 

Quando possível, separe um tempo para dar atenção de maneira individualizada para cada um dos filhos. Uma opção de fazer essa divisão é cada um dos pais brincar com um dos filhos e depois alternar. Assim nenhum deles vai se sentir sozinhos ou excluídos, além de ser uma ótima forma dos pais administrarem seu tempo com as crianças.

Não faça comparações entre os filhos

Não compare-os entre si, além dessa questão deixar a criança triste, é capaz criar mais atrito. Uma dica é explicar a cada um o que gostaria que fizessem diferente, além de elogiar as atitudes positivas. 

Exercite a união entre os dois filhos

Outra maneira de evitar brigas e o ciúmes, é incentivar a união entre os dois pequenos. Mostre que, ao se unirem, ajudando nas tarefas de casa, lições e brincadeiras, podem ter uma recompensa. Por exemplo, um passeio no parque ou comer um prato preferido. Assim, os laços se fortalecem, além de que serão criadas memórias positivas da infância.

Deixe que os filhos se expressem

Se mesmo com todo o cuidado o ciúmes surgir, deixe que os irmãos manifestem seus sentimentos. Não reprima, nem brigue, expressar a emoção é uma maneira de trabalhar a situação para não se repetir.

Quando os sentimentos são reprimidos podem causar traumas e ressentimento nas crianças. O diálogo é a melhor forma de resolver a situação.  

Muitas famílias passam por situações de ciúmes entre os irmãos, mas é preciso ter calma, pois é um sentimento natural do ser humano. Os responsáveis precisam ter atenção no modo de ensiná-los a lidarem com essa emoção para que não os prejudique. Com uma boa conversa, é possível ajudar seus filhos no desenvolvimento de uma relação cada vez mais saudável.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens