Yoga, meditação e propósito: como aliviar o estresse com essas práticas


Você sabia que as mulheres brasileiras são duas vezes mais impactadas pela jornada dupla (trabalho e tarefas domésticas) do que os homens? Esses dados foram levantados por uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), que concluiu que as mulheres são muito mais responsáveis pela vida familiar. 

Agora, que estamos em quarentena, passando mais tempo em casa, trabalhando, cuidando das crianças que não estão indo a escola, as tarefas se multiplicam. Isso, associado ao estresse da perda ou diminuição de renda e com as preocupações em relação saúde, podem se tornar prejudiciais para a saúde mental, principalmente da mulher. Informações recolhidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que as mulheres realizam muito mais serviços domésticos do que os homens, trabalhando, em média, 18,5 horas por semana, o que aumenta muito a carga de estresse. E, em alguns momentos, criando situações caóticas. 

A boa notícia é que para aliviar o estresse, existem técnicas como o Yoga, meditação e propósito. Essas práticas podem te ajudar, tanto agora durante a quarentena quanto posteriormente, auxiliando na busca por uma vida mais saudável e equilibrada. 

As práticas de yoga e meditação vêm de tradições orientais milenares, mas somente nas últimas décadas se popularizaram no ocidente. Os benefícios dessas atividades são tão relevantes que a comunidade científica começou a estudá-las para entender melhor os mecanismos de ação e seus resultados. 

Uma pausa no meio de uma avalanche de informações

Por que essas técnicas, entre outros tantos exercícios contemplativos, têm tido uma busca tão grande? 

A  Dra. Mariela Silveira, médica diretora do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, esclarece:

“Um dos possíveis motivos (da popularização) é estarmos vivendo um momento importante no sentido de refletir ‘como utilizamos o nosso tempo”, explica. Com a avalanche de informações entrando a cada segundo por pelos mais diversos meios digitais, não é difícil se distrair com temas ou tarefas sem importância. 

E, o que é pior, esquecer daquilo que realmente tem significado ou importância para a vida. Nossa mente pensa no que passou e, frequentemente, procura controlar o futuro, mas pouco fica verdadeiramente no presente. Estar focado no presente pode ser muito útil para refletir e sentir aquilo que realmente é importante.

Propósito de vida e a longevidade                

“Hoje entende-se que ter propósito na vida não é somente indicado para se viver com mais qualidade. Mas já está relacionado a 17% menos mortalidade por todas as causas e eventos cardiovasculares do que aqueles que não têm um propósito” afirma a médica.

Quer saber como encontrar o seu? Com o cultivo de habilidades e virtudes interiores e valorização dos seus dons. E tudo isso pode ser contemplado internamente e desenvolvido com entusiasmo. Assim, o olhar para dentro – como recomenda o yoga e a meditação – não é uma perda de tempo, mas uma necessidade para se reconectar com o essencial da vida e desfrutar da existência com maior felicidade.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

Veja Mais Postagens