Mãos ressecadas: 6 dicas para amenizar as consequências do uso de álcool em gel


Desde pequenos aprendemos sobre a importância de lavar as mãos, principalmente depois de ir ao banheiro e antes de comer. Em 2020 reforçamos a importância desse hábito, principalmente porque a higienização das mãos é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da covid-19.

Um dos meios de manter as mãos limpas, principalmente quando estamos fora de casa, é aplicando álcool em gel frequentemente. Porém, esses cuidados podem deixar a pele áspera e ressecada.

"A pele que reveste o dorso da mão é fina e sensível e conta com poucas glândulas sebáceas e, por isso, tende a tornar-se áspera e desidratada, em alguns casos a pele pode até a rachar", explica o dermatologista Cristiano Kakihara, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Além disso, de acordo com o especialista, o dorso da mão está sempre exposto à ação de fatores externos, como os raios solares, produtos químicos e outros agentes agressores. "Tudo isso, somado ao uso contínuo do álcool em gel e às lavagens frequentes, aumentam ainda mais as chances de ressecamento da pele", completa o Dr. Kakihara.

A boa notícia é que você não só pode, como deve, continuar seguindo todos os protocolos de higiene para se proteger do coronavírus e, ainda assim, preservar a elasticidade, maciez e hidratação das mãos. Confira abaixo 6 dicas do dermatologista para ajudar a manter a pele da mão saudável.

Uso de luvas

Use luvas sempre que mexer com produtos de limpeza. Quando possível, dê preferência às de vinil que geram menos reação alérgica que as de látex.

Sabonete

Você já sabe que cuidar da higiene pessoal é necessário, por isso escolha produtos que preservam a sua saúde e sua beleza ao mesmo tempo. Por exemplo: ao comprar sabonete para lavar as mãos, opte pela opção que tenha um pH fisiológico e substâncias hidratantes para promover uma limpeza eficaz, sem ressecar ou remover a camada protetora.

Verifique as informações do rótulo

O álcool em gel pode diminuir a camada lipídica (proteção externa) da pele, deixando-a ressecada. A dica para preservar a hidratação é checar as informações do rótulo do produto e escolher o que leva glicerina na sua composição.

Esfoliação

Faça uma esfoliação nas mãos a cada 15 ou 30 dias para remover as células mortas da pele, potencializar a absorção dos agentes hidratantes e restaurar o viço natural.

Hidratação é o segredo

Invista em um creme hidratante específico para as mãos, bem espesso e eficaz. Além de repor a água perdida e recuperar o toque macio, o produto atua preventivamente, ao formar uma película protetora sobre a superfície da pele e evitar a desidratação. Aproveite e aplique também nas unhas, fazendo uma massagem suave. 

Lembre-se: assim como o álcool em gel, o seu creme para as mãos deve estar sempre por perto, seja na bolsa ou na necessaire, para ser reaplicado diversas vezes ao longo do dia. E beba bastante água. Um corpo bem hidratado reflete na saúde da pele. 

Protetor solar

O protetor solar deve ser aplicado também nas mãos. Assim como no rosto, o produto é essencial para prevenir as manchas provocadas pelo sol e o aparecimento dos sinais da idade.

"Incorpore essas dicas ao seu dia a dia e mantenha suas mãos bonitas e livres de doenças" completa o dermatologista. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens