7 dicas para fazer as unhas crescerem mais fortes e saudáveis


Muitas mulheres ficam preocupadas em manter as unhas bonitas mas, além da aparência, a saúde das unhas também é muito importante e o segredo está justamente em investir nos cuidados certos. 

Por isso, pedimos para a Dra. Carla Albuquerque algumas ideias para aquelas que sonham com unhas belas e saudáveis. Confira abaixo 7 dicas de como fazer a unha crescer mais forte e bonita.

1 – Não roa as unhas

A onicofagia é a compulsão de roer as unhas e esse vício cria não só um problema estético, deixando as unhas com aspecto de mal cuidadas, como também de saúde. Esse péssimo hábito faz com que a saliva deixe as unhas amolecidas e fáceis de quebrar. Podem até mesmo ocorrer pequenas fissuras e machucados, servindo como porta de entrada para fungos, vírus e bactérias. 

2 – Use luvas para limpeza

Ficar em contato com produtos de limpeza, mesmo que eventualmente, também pode levar à fraqueza e quebra das unhas. O ideal é que a luva forrada seja usada sempre que esses compostos forem manuseados, protegendo assim as mãos.

3 – Esqueça a acetona

É comum as mulheres usarem as acetonas para tirar o esmalte das unhas. Porém, esse produto é considerado um agente “agressor”, pois os compostos incluídos na sua fórmula também são responsáveis por unhas fracas, quebradiças e lascadas. Assim, dê preferência a removedores sem acetona.

4 – Esmalte com moderação

Usar esmaltes em excesso também pode acabar prejudicando as unhas, deixando-as ressecadas e muitas vezes enfraquecendo-as. O ideal é deixar o esmalte por, no máximo, 6 dias. Um dia da semana, pelo menos, deve ser reservado para a unha respirar e, nesse dia, procure massageá-la com hidratantes à base de ureia, manteiga de karité, óleo de framboesa ou ceramidas.

5 – Atenção à cutícula

A cutícula é uma ótima proteção, agindo como uma espécie de escudo da unha. Ela impede que vírus, fungos e bactérias entrem na pele e causem infecções. Por isso, o ideal é não remover a cutícula, mas sim empurrá-la para baixo. Se ainda assim preferir arrancá-la, opte por tirar o mínimo possível.

6 – Cuidado com a falta de nutrientes e vitaminas

Outra causa do enfraquecimento que impede as unhas de crescerem são os regimes de emagrecimento. Essas dietas podem levar à carência de vitaminas, como a biotina, e a diminuição da reserva de ferro no sangue, causando unhas mais fracas. Doenças como hipotiroidismo e anemias também devem ser observadas como causa do enfraquecimento.

7 – Procurando auxílio de um profissional

Se a unha quebra com facilidade e parte em camadas, é necessário procurar ajuda médica. Cientificamente falando, a onicosquizia ou descamação ungueal é uma queixa comum e ocorre por diversos fatores. Um profissional saberá como orientá-la melhor no tratamento desse distúrbio. Além disso, evite receitas caseiras, já que podem causar irritações e alergias. 

Fonte consultada: Dra. Carla Albuquerque – dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD). CRM 95007 | RQE 19465.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens