Conheça os benefícios que os óleos trazem para a pele!


Uma tendência que veio diretamente da rotina de skincare coreana, os óleos essenciais ganharam o coração das brasileiras. De acordo com a dermatologista, Dra. Adriana Vilarinho, eles podem ter ação calmante, cicatrizante, clareadora, rejuvenescedora e podem usados por qualquer mulher.

Ao contrário do que muitos pensam, quem tem pele oleosa também pode utilizá-los, pois existem alguns adequados para esse tipo de pele, segundo a especialista. A médica ainda acrescenta que os melhores para quem sofre com a oleosidade são os de Melaleuca (Tea Tree), Esqualano e Jojoba.

Óleos essenciais x faciais

A dermatologista explica que é importante lembrar que há diferença entre óleo facial e essencial. O primeiro é próprio para a rotina diária, após lavar e tonificar, de acordo com a indicação médica. 

“Já os essenciais precisam ser diluídos em cremes hidratantes ou outro veículo, como óleo vegetal de amêndoas ou de coco e, somente então, ser aplicado no rosto”, complementa.

6 benefícios dos óleos essenciais para pele e cabelo

Dra. Adriana listou os principais benefícios que esse tipo de tratamento traz:

  • Melhoram a textura e hidratam;

  • Combatem os sinais do envelhecimento;

  • Controlam a oleosidade;

  • Hidratam e nutrem os cabelos;

  • Tratam caspa e dermatite seborreica;

  • Amenizam a oleosidade da raiz capilar.

Tipos de óleo essenciais que podem ser usados na pele

Lavanda: regenerador celular e cicatrizante para queimaduras, cortes e feridas. Equilibra a oleosidade e é ótimo para tratar acne. Também possui propriedades tônica, anti-inflamatória e adstringente, sendo indicado para todos os tipos de cútis.

Calêndula: com propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas, por isso pode ser utilizado por pessoas que sofrem com as espinhas. Ajuda a melhorar a aparência geral da face, promovendo hidratação e firmeza.

Gerânio: ideal para pele seca e madura. Restaura a uniformidade do tom, reduzindo manchas. Os antioxidantes do óleo de gerânio melhoram a elasticidade e firmeza, prevenindo rugas e linhas de expressão.

Rosa mosqueta: pode ser usado para ajudar a atenuar estrias, queloides, cicatrizes, rugas e linhas de expressão, possuindo um potente efeito regenerador e emoliente, pois é rico em ácidos graxos como ácido oleico, linoleico e linolênico, além de vitamina A e alguns compostos cetônicos.

Sândalo: tem ação antisséptica, anti-inflamatória e adstringente. Ótimo para pele com acne, pois também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Acalma e hidrata.

Tea Tree (melaleuca): utilizado para tratamentos capilares e no combate às espinhas. Possui ação eficaz contra bactérias, vírus e fungos e ação cicatrizante.

Palmarosa: hidrata, ajuda a clarear manchas, combate dermatites, rugas e flacidez. Para todos os tipos de pele.

Olíbano: antioxidante (combate os radicais livres), regenerador celular, tônico, revitalizante e rejuvenescedor para mulheres maduras e/ou que têm oleosidade.

Camomila: acalma irritações, por ser analgésica e anti-inflamatória. Aplicada em tratamentos contra acne, psoríase e em pessoas com pele sensível.

Cedro: utilizado para tratamentos de acne;

Sálvia: controla o excesso de sebo na pele e couro cabeludo. Ajuda a controlar a acne e melhora a aparência de rugas por agir como regenerador celular.

Jojoba: possui ácidos graxos naturais e repara a camada superior. Por ser leve, também pode ser usado por pessoas com pele oleosa.

Semente de uva: tem propriedades antioxidantes por conta da presença em abundância de vitamina E e compostos fenólicos. Funciona em tratamentos faciais, corporais e capilares. É um hidratante natural e, ainda, previne a descamação causada pelo ressecamento, prevenindo estrias, rugas e envelhecimento precoce, já que ajuda a regenerar o tecido cutâneo.

Para saber qual o melhor óleo para você, fale com um dermatologista. Se já usa algum desses, conta pra gente nos comentários!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens