5 dicas para aliviar os sintomas da TPM


Todo mês você passa por aquela semana marcada por tristeza, ansiedade, raiva, choro e uma montanha-russa de sensações? Segundo o Ministério da Saúde, você faz parte de cerca de 80% das mulheres que sofrem com a famosa tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM.

O que causa a tensão pré-menstrual?

Segundo a ginecologista Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a TPM acontece porque durante a fase da ovulação existem mudanças hormonais que podem gerar alterações clínicas em quem tiver mais predisposição.

Quais são os principais sintomas?

Ainda de acordo com a Dra. Ana, os principais sinais são:

  • Dor de cabeça (cefaleia);

  • Dor nos seios (mastalgia);

  • Inchaço;

  • Alteração do humor.

Cinco dicas para aliviar a TPM

1 - Exercícios regulares

Mesmo aqueles exercícios menos aeróbicos ajudam. “As atividades físicas liberam endorfinas que contribuem para a estabilidade e controle emocional e têm um grande potencial para auxiliar nesse momento”, explica Dra. Ana Carolina. A endorfina e serotonina são responsáveis pela sensação de bem-estar em nosso corpo, por isso coloque-o em movimento. 

2 - Alimentação

A ginecologista também recomenda uma dieta rica em nutrientes, antioxidantes e vitaminas do complexo B. Os principais alimentos são: carnes, banana, atum, semente de gergelim, grãos integrais, batata e lentilha. Fique longe de sódio e comidas estimulantes como chocolate, refrigerante ou café

3 - Chás naturais

Quer se manter mais calma? Aposte nos chás. Camomila, valeriana e erva-cidreira funcionam como calmantes e ajudam a reduzir a irritação. 

Além disso, o conforto de uma bebida quente é sempre bem-vindo para acalmar os ânimos e te deixar mais equilibrada.

4 - Evite discussões e decisões

Uma das coisas que devem ser evitadas de todas as formas durante a TPM é tomar decisões que demandam paciência e equilíbrio mental. Deixe as “DRs” e conversas mais difíceis para outro momento.

5 - Aposte nas atividades que te tragam prazer

Faça bom uso de passatempos e outros hobbies que te proporcionem prazer e calma. Aproveite também a chance para fazer uma ligação de vídeo com as amigas. 

Essas cinco dicas de ouro irão te ajudar a tirar a TPM de letra!

Outros tipos de TPM

Além da tensão pré-menstrual comum, que atinge a maior parte das mulheres, há outros dois tipos. A Febrasgo considera a síndrome pré-menstrual e a tensão disfórica pré-menstrual. A SPM e TDPM são dois transtornos relacionados aos sintomas da fase pré-menstrual. Considera-se o TDPM como sendo um subtipo e também como a forma mais grave da SPM. 

A prevalência dos sintomas da SPM é de 75% a 80% nas mulheres em idade reprodutiva e com grande variação no número, duração e gravidade dos sintomas. Já a prevalência do TDPM é de 3% a 8% e os sintomas estão relacionados ao humor, como déficit de funcionamento social, profissional e familiar. Nesses casos, há a necessidade de acompanhamento médico.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens