Sarcopenia: conheça mais sobre a condição e suas formas de prevenção


O processo natural e contínuo de perda de massa e de força muscular e de diminuição do desempenho físico, característicos do envelhecimento, é chamado de sarcopenia. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

Entenda a sarcopenia

É importante destacar que a sarcopenia faz parte do processo de envelhecimento e que, de certa forma, é responsável pela perda de qualidade de vida dos idosos. 

Após os 30 anos de idade, inicia-se o processo natural de perda de massa magra em pessoas saudáveis. Com o passar do tempo, indivíduos que não cultivam o hábito de praticar atividades físicas e alimentar-se de forma saudável podem chegar aos 80 anos de idade com somente 50% da massa muscular de quando eram jovens.

Alterações hormonais e fisiológicas características do envelhecimento, sedentarismo e má alimentação podem ser a causa de sarcopenia em idosos. 

Com a redução da força muscular causada pela síndrome, o idoso passa a ter menos disposição e menor desempenho para realizar exercícios ou qualquer atividade diária. Os sintomas da sarcopenia também geram aumento do risco de quedas e de fraturas entre os idosos. 

Conheça os sintomas

A perda muscular não ocorre de um dia para o outro. Ela é percebida de forma gradual e pode demorar anos para ser notada, junto com outros sintomas que caracterizam a sarcopenia. Confira alguns dos primeiros sinais:

  • Sensação de peso ou rigidez dos membros

  • Dificuldade para realizar atividades físicas fáceis e do cotidiano

  • Desequilíbrio ao andar em ruas e calçadas desniveladas

  • Redução da velocidade dos passos ao andar

  • Quedas constantes, indicação de que a perda muscular está em fase avançada

  • Incapacidade para subir escadas

Como descobrir a sarcopenia?

Por ser uma síndrome comum entre os idosos, o diagnóstico da sarcopenia é feito por um clínico geral ou por um geriatra. 

Ao relatar os sintomas ao médico, o especialista poderá solicitar ao paciente exames de tomografia das regiões da perna e abdômen, além de densitometria de corpo inteiro, ressonância magnética e ultrassonografia. Também poderão ser feitos testes simples com o objetivo de avaliar a força muscular do idoso.

Tratando a sarcopenia

O tratamento da sarcopenia é de longo prazo e pode durar meses ou até alguns anos. Durante os cuidados, o paciente não terá como fugir dos exercícios físicos. Claro que eles serão indicados de acordo com as condições físicas de cada idoso. As atividades de resistência são as mais recomendadas pelos médicos. 

Quem sofre com essa síndrome terá de se adaptar a um novo estilo de vida. Uma dieta orientada com suplementação de proteína também faz parte do tratamento. De acordo com especialistas, a suplementação e uso de alguns medicamentos, como hormônio anabolizante e reposição de vitamina D podem tratar e prevenir o quadro de sarcopenia. 

Saiba como prevenir o surgimento da doença

De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), no ano 2000, cerca de 71 milhões de mulheres e homens ultrapassaram os 80 anos. Em 2030, a expectativa é que esse número cresça para 202 milhões e chegue em 2050 a 434 milhões de pessoas. 

Com o aumento da expectativa de vida, o recomendado para prevenir-se contra a sarcopenia é começar a se cuidar desde cedo para evitar problemas no futuro.

Fazer atividades físicas regularmente, como a musculação, e outros exercícios de resistência, e seguir uma dieta balanceada e rica em proteínas, como feijão, grão de bico e carnes, é o recomendado tanto para a prevenção quanto para diminuição dos sintomas da sarcopenia. Dessa forma, o ganho de massa muscular será favorecido.

As informações sobre como cuidar e prevenir a sarcopenia foram úteis para você? Conte para a gente nos comentários.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens