Osteoporose: tudo que você precisa saber para tratar e prevenir


A população brasileira está envelhecendo. De acordo com dados recolhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos seis anos a parcela de idosos brasileiros aumentou em 26%. Com esse fenômeno acontecendo, a tendência é que os casos de osteoporose, que é uma condição muito comum com o avançar da idade, também aumentem. 

O que é a osteoporose? 

A osteoporose ocorre quando nosso organismo sofre uma alteração e não absorve mais os minerais e o cálcio, diminuindo a massa óssea, enfraquecendo os ossos e deixando nossa estrutura fina e sensível. 

A condição é muito mais frequente em mulheres que, após os 45 anos passam pela menopausa e sofrem com a ausência do hormônio feminino, o estrogênio. Já nos homens, é mais comum aparecer por volta dos 65 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente mais de 10 milhões de brasileiros são afetados pela osteoporose. 

O que torna o problema mais preocupante é o fato de ser praticamente assintomático, geralmente sendo percebido por fraturas com pouco ou nenhum trauma, mais frequentemente no fêmur, punho ou coluna. Durante o avanço da doença podem surgir outros sintomas como dores ou sensibilidade óssea, dores na lombar e pescoço, diminuição da estatura e postura encurvada.

Segundo a especialista em reumatologia, Dra. Claudia Goldenstein Schainberg, a osteoporose não tem cura, porém existem tratamentos que podem amenizar os sintomas como o uso de medicamentos para o alívio das dores; uso de suplementos vitamínicos, para promover as funções, o crescimento e o desenvolvimento normais do corpo e uso de antiácidos para neutralizar os efeitos do ácido estomacal.

Fatores de risco

Algumas pessoas têm uma tendência maior a desenvolver a osteoporose do que outras. Fique atento se você está dentro de algum desses fatores de risco:

  • Histórico familiar da doença;

  • Pessoas de pele branca, baixas e magras;

  • Asiáticos;

  • Deficiência na produção de hormônios;

  • Uso de medicamentos à base de cortisona, heparina e para o tratamento da epilepsia;

  • Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;

  • Baixa exposição à luz solar;

  • Imobilização e repouso prolongados;

  • Sedentarismo;

  • Tabagismo;

  • Consumo de álcool;

  • Certos tipos de câncer;

  • Algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de um exame chamado densitometria óssea (raio-X). Ele permite que a densidade mineral dos ossos na coluna lombar e fêmur seja medida e comparada com valores considerados adequados. 

Para definir um tratamento, primeiro é indispensável determinar a causa que provocou a condição. Por isso, é muito importante manter as consultas médicas sempre em dia.

Como prevenir?

“A osteoporose pode ser uma doença genética ou desenvolvida por conta dos nossos hábitos diários, portanto é necessário prevenir esse mal com mudanças, já que a doença pode desencadear graves problemas. Podemos nos defender da osteoporose ao manter uma alimentação rica em cálcio, praticar exercícios físicos regularmente, realizar exames gerais, tomar sol frequentemente (por conta da Vitamina D) e evitar o estresse”, aconselha a Dra. Claudia.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens