Osteoporose: conheça mais sobre a doença


De acordo com dados da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), cerca de 10 milhões de brasileiros possuem osteoporose. Para conscientizar a população e prevenir casos dessa enfermidade, 20 de outubro é marcado como o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose.

Entenda como essa condição afeta a vida dos idosos e de que maneira é possível preveni-la. 

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença que provoca a perda da massa óssea em nosso corpo, fazendo com que os ossos fiquem mais fracos e suscetíveis a  fraturas. 

Com o passar de tempo, nossas células vão ficando velhas e os ossos tornam-se mais porosos, perdendo sua resistência. 

Quando essa perda é considerada leve é chamada de osteopenia, já em casos mais graves, caracteriza-se como osteoporose. 

Essa doença é comum ao envelhecimento e pode atingir tanto homens quanto mulheres, mas nelas é mais frequente após a chegada da menopausa.

A osteoporose pode ter várias causas, a mais conhecida é a falta de cálcio, mas não é a única,  entre as causas e fatores podemos destacar:

  • Genética familiar;

  • Deficiência na produção de hormônios;

  • Alimentação pobre em vitamina D e cálcio;

  • Baixa exposição à luz solar;

  • Sedentarismo;

  • Hábito de fumar;

  • Alguns tipos de câncer;

  • Incidência de outras enfermidades.

Maioria de casos ocorre em mulheres

Segundo a Abrasso, a grande maioria de pessoas com osteoporose é de mulheres. Uma em cada três possuem a doença, sendo mais incidente na faixa dos 45 a 50 anos. Já nos homens um a cada cinco apresenta a enfermidade que fica mais comum a partir dos 60 anos.  

As mudanças hormonais ocasionadas pela menopausa também interferem na perda e ganho da massa óssea. Quando a mulher entra nesse estágio, os níveis de hormônios caem, entre eles o estrogênio, principal responsável por equilibrar a saúde das mulheres. Dessa maneira, as estruturas do corpo feminino ficam mais frágeis, possibilitando os casos de osteoporose.

Tratamento

A osteoporose não possui cura, mas tem tratamento que vai depender do grau da doença.  Quando é leve, na fase chamada de osteopenia, não é necessário o uso de medicamentos, mas sim a adoção de um estilo de vida mais saudável em que é recomendada uma alimentação mais rica e equilibrada, com opções que contenham cálcio e vitamina D. 

Se os alimentos forem insuficientes, o médico pode indicar a suplementação de ambas as substâncias. Além disso, a prática de uma atividade física de baixo impacto também é indicada para dar mais força e disposição aos idosos. A exposição solar, cerca de 20 minutos por dia, também é uma das formas de cuidar da doença.

Para os casos mais avançados, em que é confirmado a osteoporose, são recomendados os mesmos tratamentos acima, mas aliados a medicação. Nesse caso, as doses podem ser mais fortes para reduzir qualquer risco de fratura. 

Prevenção

A prevenção da osteoporose pode ser feita incluindo o consumo de leite e derivados e demais alimentos ricos em cálcio e vitaminas como grão de bico, sardinha, entre outros, junto com a prática de uma atividade física e consultas regulares ao médico. Com esses cuidados, é possível ter qualidade de vida e evitar essa enfermidade.

E você, cuida da sua saúde óssea? Conta pra gente!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens