Mundo pós-pandemia: como a covid-19 está mudando a sociedade

A pandemia da covid-19 nos levou ao distanciamento social, principalmente para aqueles que estão no grupo de risco da doença. A doença está trazendo repercussões em diversos âmbitos da nossa sociedade, na economia e na convivência social também. 

Agora, o contato físico com outras pessoas deve ser o mínimo possível, abraços, beijos e apertos de mão se tornaram uma proibição médica. Tanto que, em outros países como Irã e Líbano, por exemplo, o lema “não aperto sua mão porque te amo” já se tornou popular. 

Mas, as mudanças na forma como nos relacionamos e nossa perspectiva de vida, não refletem apenas no contato físico. Também mexe com a percepção do mundo, que está mudando, assim como relações de trabalho e outros quesitos. 

Novas crenças e valores

Uma crise de proporções únicas, nunca vista antes no mundo levanta questionamentos sobre nossas crenças e valores. Essas circunstâncias fazem com que as pessoas se unam mais e trabalhem melhor como equipe. Assim como as guerras do século passado mudaram a forma como vemos e vemos o mundo, a epidemia também causará um efeito parecido. 

Forma do consumo

A covid-19 afetou todos os aspectos da nossa vida, incluindo a economia, e essa consequência vai impactar diretamente nossos hábitos de compra. Aquela máxima do “menos é mais” e o consumo pelo consumo sai de moda e dá lugar a uma forma de compra que é mais guiada pela necessidade.

Home office

O que já era realidade de muita gente, virou o modelo de trabalho empregado por muitas empresas que passaram a se adequar para aplicá-lo. Agora, a tendência é que esse regime cresça ainda mais e se torne o padrão, pelo menos em algumas áreas, já que apresenta diversas vantagens para empresários e trabalhadores.

Educação à distância

A busca por conhecimento está em alto crescimento, principalmente por estarmos em um mundo que muda muito rápido e precisamos estar atualizados. Com isso, os cursos online à distância estão ficando cada vez mais populares.

Cultura imersiva

Cinema, show, visitas a museus e teatros e outros passeios culturais não são atividades que podem ser realizadas agora por conta da aglomeração de pessoas. Então, como resposta, diversos artistas estão apostando nas famosas lives do Instagram e YouTube para fazer shows. Além disso, alguns museus também estão promovendo visitas online. 

Com a realidade virtual aumentada é possível criar experiências culturais imersivas nas quais as pessoas visitam locais pela internet, sem precisar sair de casa. 

Felicidade e o “novo normal”

A história comprova que, depois de um período muito difícil, há uma explosão de sociabilidade em um primeiro momento, além de acelerar processos que já estavam em curso na sociedade e incentivar novos hábitos.


Se você quer mais dicas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Gostaria de dar uma sugestão ou ver algum assunto por aqui? Conte para a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!