Inverno x doenças cardíacas


Durante a época mais fria do ano, é preciso ficar de olho no crescimento do risco de doenças cardiovasculares. De acordo com dados da American Heart Association (Associação Americana do Coração) a incidência de problemas cardíacos durante o inverno aumenta em até 25%. 

O médico do departamento de Cardiologia da Rede Mater Dei e do Hospital Belo Horizonte, Dr. Augusto Vilela, informa que com a queda da temperatura há uma diminuição da circulação sanguínea. “Isso pode causar angina e até mesmo um infarto”, ressalta o médico.

Por que isso acontece?

A Dra. Nicolle Queiroz, cardiologista do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, do Hospital São Luiz e coordenadora clínica do Grupo Dr. Vida e Smart Saúde, explica que no inverno nosso organismo passa por um processo chamado vasoconstrição. 

“A vasoconstrição acontece quando as artérias se contraem para preservar a temperatura do sangue. Na hora que o corpo passar por esse processo e diminuir o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, se o indivíduo já possuir uma doença crônica, como hipertensão, colesterol alto ou uma carótida entupida, irá causar uma sobrecarga perigosa”, esclarece a especialista.

O Dr. Augusto complementa informando que o frio ainda tem a capacidade de piorar sintomas de problemas crônicos pré-existentes, aumentando a pressão arterial e o risco de problemas graves, como um AVC. 

“No inverno, o organismo fica mais propenso a doenças virais o que promove um esforço maior, causando desequilíbrio no coração”, acrescenta o médico. 

As infecções virais agravam a situação

Segundo Dra. Nicolle, durante o inverno, alguns vírus que causam gripes também podem ser responsáveis por um infarto conhecido como tipo 2, que acontece por conta do excesso de trabalho do coração decorrente a uma infecção. 

“Alguns vírus conseguem se transformar e provocar uma reação inflamatória profunda, que é conhecida como miocardite viral, por mais que não seja comum na maioria da população. Quando acomete o idoso, tem um potencial de gravidade grande se não for manejada por um médico experiente”, completa.

Como fazer a prevenção desses problemas?

Dra. Nicolle alerta que é fundamental manter-se aquecido, com a temperatura corpórea por volta de 36/37 graus, que é a média do nosso sangue. Mas, só se proteger do frio não adianta, o ideal é ter um estilo de vida saudável, alimentando-se bem, fazendo caminhadas (lembrando que agora é preciso usar máscaras) e evitar cigarro e álcool.

“Estabelecer uma rotina de sono de 7 a 8 horas, ajuda a cuidar do seu lado emocional. É essencial tomarmos conta desse aspecto, pois quando estamos irritados ou tristes, nossa pressão arterial e frequência cardíaca aumentam. Isso faz o trabalho do coração crescer, assim como os riscos”, alerta a especialista.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens