como_prevenir_tratar_hipertensao

Hábitos saudáveis para prevenir e tratar a hipertensão

A hipertensão é uma doença muito séria que traz uma infinidade de riscos para a saúde. De acordo com dados recolhidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,13 bilhão de pessoas são hipertensas ao redor do mundo. Para você ter uma noção ainda melhor, por volta de 36 milhões de brasileiros lidam com a pressão alta.

O que é a hipertensão?

Conhecida também como pressão alta, a hipertensão é caracterizada por altos níveis de pressão sanguíneas nas artérias. Isso ocorre quando os valores da pressão máxima e mínima ultrapassam o valor 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Quando a pressão sobe ou fica elevada, o coração tem que fazer um esforço maior do que o normal para bombear o sangue e distribuí-lo corretamente no corpo. A hipertensão é um dos principais fatores de risco para ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

A condição pode ser herdada dos pais, como acontece em 90% dos casos, porém há fatores externos que influenciam nos níveis de pressão arterial como o estilo de vida. O número de casos de hipertensos tem aumentado exponencialmente justamente por causa dessa ligação com os hábitos de vida.

“O brasileiro tem desempenhado um trabalho cada vez mais sedentário, combinado à alimentação industrializada e ao tabagismo” afirma o cardiologista Jairo Lins Borges, do Departamento de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O médico ainda afirma que a hipertensão tem crescido entre as pessoas mais jovens, entre 20 e 44 anos e isso aumenta o risco cardiovascular. Os maiores fatores de risco são:

• Tabagismo;
  • Colesterol elevado;
  • Estresse;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de álcool;
  • Hipertireoidismo;
  • Consumo de sal em excesso;
  • Uso constante de alguns medicamentos como anti-inflamatórios.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

A hipertensão tem poucos sintomas, porque eles aparecem apenas quando a pressão está realmente muito alta. Nesse caso, podem acontecer dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e até sangramento nasal. Se algum desses sintomas aparecer e persistirem, procure um médico.

Porém, para diagnosticar a pressão alta, o ideal é acompanhar sua pressão regularmente. Todas as pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão pelo menos uma vez por ano. Se há casos de hipertensão na família, o ideal é medir pelo menos duas vezes por ano.

A doença não tem cura, porém pode ser facilmente controlada com medicamentos e mudanças no estilo de vida. Cada paciente tem uma necessidade diferente, por isso consulte seu médico. Geralmente, se leva pelo menos quatro meses para controlar a pressão arterial.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenção da hipertensão é o controle do seu estilo de vida, adotando hábitos alimentares mais saudáveis, fazendo exercícios regularmente, não fumar e não beber em excesso. Mas, aqui vão algumas dicas mais precisas para você!

• Manter o peso corporal em dia, investindo em uma boa alimentação;
  • Reduzir os alimentos com alto nível de sódio;
  • Evitar  o consumo de álcool;
  • Exercitar-se regularmente: 30 a 45 minutos, de três a cinco vezes por semana;
  • Abandonar o tabagismo;
  • Controlar as alterações das gorduras sanguíneas (dislipidemias), evitando os alimentos que aumentam os triglicerídeos, ricos em colesterol e gorduras saturadas;
  • Controlar o estresse;
  • Evitar drogas que elevam a pressão arterial.

Lembre-se sempre de manter seus exames em dia e visitar regularmente o médico para ficar de olho na sua saúde!

Se você quer mais dicas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Gostaria de dar uma sugestão ou ver algum assunto por aqui? Conte para a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!