Fevereiro Roxo e Laranja: alerta para 4 tipos de doenças


Assim como acontece em outros meses do ano, em fevereiro duas cores foram escolhidas para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde, conscientização e combate contra algumas doenças. 

A cor roxa simboliza a luta contra o lúpus, a fibromialgia e o mal de Alzheimer - duas doenças autoimunes e uma degenerativa - porém, as três conhecidas por serem problemas “silenciosos” em seus sinais e que se desenvolvem gradualmente. Já a cor laranja representa a luta contra a leucemia, um dos tipos mais graves de câncer, e o alerta à população sobre a importância de estar atento aos sintomas.

Preparamos um conteúdo especial com informações e detalhes sobre cada uma dessas doenças. Continue a leitura e fique por dentro:

Lúpus

O lúpus é uma doença rara e autoimune - quando o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, afetando as articulações, os rins, o cérebro, a pele e outros órgãos. Quem sofre com o lúpus costuma apresentar sintomas como cansaço, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas pelo corpo e dor nas articulações.

Cerca de 65 mil pessoas no Brasil são portadoras de lúpus, sendo que a maioria mulheres.  Alguns fatores de risco podem desencadear o desenvolvimento do lúpus, como o excesso de exposição ao sol, uso de anticoncepcional e casos de familiares que tenham tido esse problema. 

Para prevenir o lúpus não existem medidas específicas, já que se trata de uma doença que acontece geneticamente. Mas, é importante ter cautela assim que o diagnóstico for feito: ficar menor tempo exposto ao sol e usar filtro solar. Esses cuidados podem aliviar os danos ao organismo. O cigarro também deve ser evitado, já que favorece o desenvolvimento da doença e diminui os resultados do tratamento. 

Fibromialgia

A fibromialgia afeta cerca de 3% dos brasileiros, geralmente entre os 30 e 60 anos de idade. Quem sofre com esse problema apresenta dores pelo corpo, principalmente na musculatura e articulações. Cansaço em excesso, falta de sono, depressão e alterações de memória e de atenção são alguns dos sintomas também comuns.

Para diagnosticar a fibromialgia não são necessários exames. Uma boa consulta com um especialista, que deve fazer as perguntas certas para descartar outros problemas, pode comprovar que o paciente sofre com a síndrome. 

A fibromialgia pode surgir depois que a pessoa passou por um evento grave, como um trauma psicológico, uma infecção ou um trauma físico. Começa com uma dor crônica em uma parte do corpo e pode evoluir para outras regiões. 

Mal de Alzheimer

A principal característica de quem sofre com o Alzheimer é a perda da memória, que acontece de forma progressiva. Considerada uma doença crônica e que ainda não tem cura, o mal de Alzheimer é controlado com medicamentos que tratam de alguns sintomas, como a agressividade, e atrasam o surgimento de outros sinais.

Aproximadamente 1,2 milhão de pessoas têm mal de Alzheimer no Brasil. A causa da doença ainda não foi identificada pelos médicos, mas o que se sabe é que não se trata de um problema hereditário, apesar de alguns casos serem passados de geração para geração. 

Além da perda gradativa da memória para fatos recentes, pessoas com Alzheimer também apresentam sintomas como mudanças de humor, dificuldade para tomar decisões, se perder em lugares que conhece entre outros. 

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que surge nas células do sangue e pode afetar todo o organismo. Fraqueza, perda de peso, anemia e dor de cabeça são alguns dos sintomas da doença.

De acordo com o (Instituto Nacional de Câncer (INCA) as causas da leucemia são desconhecidas, mas alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença, como: fumo, histórico familiar, doenças sanguíneas, agrotóxicos entre outros. 

Além de destacar a importância para os sintomas e diagnóstico da leucemia, o Fevereiro Laranja incentiva as pessoas a serem doadoras de medula óssea - necessária para pacientes com leucemia que precisam de transplante. Pessoas com 18 a 55 anos podem doar medula óssea voluntariamente em hemocentros.

Visite o seu médico regularmente e ao menor sinal de que alguma coisa não vai bem com o seu corpo ou com a sua saúde, busque ajuda. Cuide-se!

Crédito da imagem: KatarzynaBialasiewicz - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens