Dores no inverno? Veja dicas para diminuí-las durante a estação

Queixar-se da piora das dores em dias frios está longe de ser frescura. A mudança de temperatura realmente interfere no desconforto, tanto muscular quanto articular, principalmente depois dos 60 anos.

Segundo o reumatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Leandro Parmigiani, os idosos geralmente são mais frágeis por apresentarem doenças associadas e maior dificuldade de manter o corpo aquecido.

“No frio, o organismo tenta manter a temperatura do corpo. Para isso, acaba fazendo com que os músculos fiquem contraídos, o que provoca a dor. Além disso, é um período que são feitos menos movimentos, o que colabora para uma rigidez maior”, explica.

Por conta desse quadro, é recomendado promover a vasodilatação, ou seja, a melhora na circulação do sangue pelo corpo para o alívio das dores. De acordo com o reumatologista, esse resultado pode ser conquistado com duas ações: manter-se aquecido e praticar atividade física.

“Neste cenário, a alimentação também pode ser uma grande aliada. Nós indicamos o consumo de sopas e chás que auxiliam no aquecimento do corpo e, consequentemente, a vasodilatação e o relaxamento muscular”, diz.

Outro grupo que também sofre com o aumento da dor no frio é formado por pacientes com insuficiência circulatória que têm o funcionamento regular das artérias e/ou veias afetado em doenças como osteoartrite, artrite reumatoide ou espondilite anquilosante. Esse quadro também vale para quem convive com a fibromialgia, em que a dor é muscular.

“Em pacientes com doenças crônicas, é importante diferenciar o que é causado pela doença e o que se deve ao agravamento do quadro de dor por conta da mudança de temperatura. Com o frio, podemos ter um aumento da percepção de dor e não uma piora da doença. É essencial saber distinguir isso”, conclui.

Confira dez dicas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) para reduzir o impacto do frio:

1. Utilize roupas e agasalhos adequados para proteger-se em ambientes ao ar livre e salas frias como bonés, toucas, mantas  etc;

2. Tome bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos;

3. Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas;

4. Use hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca;

5. Utilize cobertores que retenham calor, principalmente ao dormir quando há um declínio da temperatura corporal;

6. Tome as vacinas contra gripe e pneumonias;

7. Busque ajuda médica se apresentar sintomas de confusão mental e calafrios ou dificuldades respiratórias;

8. Realize atividades dentro de casa, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade;

9. Faça exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas;

10. A reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente. Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes como atum, sardinha e salmão, gema de ovos, fígado e cogumelos.