Dores no inverno? Veja dicas para diminuí-las durante a estação


Queixar-se da piora das dores em dias frios está longe de ser frescura. A mudança de temperatura realmente interfere no desconforto, tanto muscular quanto articular, principalmente depois dos 60 anos.  

Segundo o reumatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Leandro Parmigiani, os idosos geralmente são mais frágeis por apresentarem doenças associadas e maior dificuldade de manter o corpo aquecido.

“No frio, o organismo tenta manter a temperatura do corpo. Para isso, acaba fazendo com que os músculos fiquem contraídos, o que provoca a dor. Além disso, é um período que são feitos menos movimentos, o que colabora para uma rigidez maior”, explica.

Por conta desse quadro, é recomendado promover a vasodilatação, ou seja, a melhora na circulação do sangue pelo corpo para o alívio das dores. De acordo com o reumatologista, esse resultado pode ser conquistado com duas ações: manter-se aquecido e praticar atividade física. 

“Neste cenário, a alimentação também pode ser uma grande aliada. Nós indicamos o consumo de sopas e chás que auxiliam no aquecimento do corpo e, consequentemente, a vasodilatação e o relaxamento muscular”, diz.

Outro grupo que também sofre com o aumento da dor no frio é formado por pacientes com insuficiência circulatória que têm o funcionamento regular das artérias e/ou veias afetado em doenças como osteoartrite, artrite reumatoide ou espondilite anquilosante. Esse quadro também vale para quem convive com a fibromialgia, em que a dor é muscular. 

“Em pacientes com doenças crônicas, é importante diferenciar o que é causado pela doença e o que se deve ao agravamento do quadro de dor por conta da mudança de temperatura. Com o frio, podemos ter um aumento da percepção de dor e não uma piora da doença. É essencial saber distinguir isso”, conclui. 

Confira dez dicas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) para reduzir o impacto do frio: 

  1. Utilize roupas e agasalhos adequados para proteger-se em ambientes ao ar livre e salas frias como bonés, toucas, mantas  etc;

  2. Tome bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos;

  3. Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas;

  4. Use hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca;

  5. Utilize cobertores que retenham calor, principalmente ao dormir quando há um declínio da temperatura corporal;

  6. Tome as vacinas contra gripe e pneumonias;

  7. Busque ajuda médica se apresentar sintomas de confusão mental e calafrios ou dificuldades respiratórias;

  8. Realize atividades dentro de casa, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade;

  9. Faça exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas;

  10. A reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente. Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes como atum, sardinha e salmão, gema de ovos, fígado e cogumelos.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens