Dia Mundial do Câncer: como os idosos podem se prevenir contra a doença?


Uma doença com diagnóstico difícil para quem o recebe, com tratamento igualmente duro, mas que pode ser evitada ou ter seus riscos de desenvolvimento minimizados se, ao longo da vida, forem adotados hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física, entre outros. 

O câncer é a segunda maior causa de morte em todo o mundo. Entre os homens, o de próstata é o tipo mais comum e entre as mulheres é o câncer de mama o que apresenta maior número de casos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), pessoas com mais de 65 anos têm 11 vezes mais chances de desenvolver uma doença cancerígena do que os mais jovens. 

Como forma de conscientizar a população sobre a importância da atenção aos sinais e sintomas do câncer, bem como do diagnóstico precoce, essencial para o tratamento e cura da doença, é comemorado em 4 de fevereiro o Dia Mundial do Câncer, estabelecido pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).

Aproveitando a data, selecionamos dicas dos cuidados que os idosos devem ter com a saúde para evitar o surgimento da doença. Confira.

Diagnóstico precoce

Mesmo sendo uma doença de causa desconhecida, especialistas acreditam que uma série de fatores e maus hábitos adotados pela pessoa ao longo da vida favorecem o desenvolvimento da enfermidade -  sendo essa a principal causa do surgimento do câncer entre os idosos.

Assim como acontece com várias doenças, o diagnóstico precoce do câncer pode ser decisivo para um tratamento de sucesso ou mesmo para a cura da doença. 

Como essa descoberta pode ser feita? Durante as consultas de rotina com seu médico, a cada seis meses, seja para o tratamento de uma doença crônica, como diabetes, hipertensão, entre outras, ou mesmo para fazer aquele check-up completo e fundamental para a manutenção da saúde. O especialista poderá solicitar exames simples, como o hemograma que pode indicar doenças como a leucemia. 

Alguns sinais e sintomas também podem ser indicativos de que o idoso possa estar com câncer: emagrecimento; falta de apetite; diarreia ou constipação; perda de sangue nas fezes; cansaço em excesso; palidez ou pele amarelada. 

Prevenção e cuidados

Sabemos que prevenir é melhor do que remediar e, no caso do câncer, essa ideia também faz todo o sentido. Várias ações podem ser feitas durante a vida para reduzir os riscos de desenvolver a doença em qualquer faixa etária. Confira algumas:

  • Não fume: não ter contato com o tabaco é a principal forma de prevenir vários tipos de câncer, como o de pulmão, da cavidade oral, da laringe, faringe e esôfago. 

  • Alimente-se de forma saudável: preferir se alimentar de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões e evitar o consumo de alimentos processados, congelados e bebidas doces é uma escolha que contribui para a prevenção do câncer.

  • Pratique atividades físicas: quem se exercita consegue manter em dia o peso do corpo e isso é importante para se proteger do câncer. 

  • Faça exames preventivos: mulheres de 25 a 64 anos devem realizar o exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido como papanicolaou. No Brasil, segundo o INCA, a rotina recomendada para o rastreamento da doença é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Homens a partir dos 45 anos devem realizar anualmente o exame da próstata, principal forma de identificar o câncer da próstata. 

  • Vacine-se: a vacina contra a hepatite B é importante na prevenção do câncer de fígado, que está relacionado à infecção pelo vírus causador dessa doença.

  • Evite bebidas alcoólicas: o consumo contribui para o desenvolvimento da doença em qualquer idade, principalmente se associado ao tabaco.

  • Evite exposição solar entre 10h e 16h: período em que os raios ultravioletas estão mais intensos, podendo contribuir para o surgimento do câncer de pele. Use protetor solar, chapéu, roupas adequadas e proteja-se.

Principais tipos de câncer entre os idosos

Sabemos que o câncer pode atingir qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Porém, entre os idosos as chances de desenvolver a doença são maiores. Com o envelhecimento, as reservas fisiológicas diminuem e o corpo perde de forma progressiva a capacidade de restauração do seu equilíbrio.

Os principais tipos de câncer que atingem os idosos são: tumor de pele não melanoma; câncer de próstata; câncer de mama; tumor de cólon e reto (intestino); câncer de pulmão e câncer de estômago. 

Adote hábitos saudáveis de vida para evitar o surgimento de doenças, inclusive o câncer. Consulte o seu médico regularmente e se tiver qualquer sintoma suspeito. Lembre-se: o diagnóstico precoce pode curar o câncer e salvar vidas!

Crédito da imagem: Geber86 - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens