senior trip

Cuidados essenciais aos idosos antes, durante e depois das viagens

Mesmo para as pessoas mais velhas que estão saudáveis, dispostas e cheios de energia, as viagens podem trazer alguns riscos. Por mais que a diversão seja garantida, é necessário se planejar para que tudo corra como o esperado. 

Por isso, nessa matéria trazemos algumas dicas que fazem toda diferença antes de viajar, como check-ups, vacinas, alimentação e medicação, aproveite!

Antes de viajar com idosos…

Estude bem o seu destino

Pesquise com antecedência sobre o local que você está indo e quais fatores podem se tornar um risco aos idosos. Facilidade de acesso, distâncias entre a hospedagem e os passeios, traslados, clima, acesso a pronto atendimento, entre outras coisas que trazem riscos aos mais velhos. Às vezes a simples ausência de um elevador em algum local pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Opte por voos sem escala

Os voos diretos costumam ser mais procurados e portanto, mais caros. Porém, as vezes vale a pena pagar uma tarifa um pouco maior ou até mesmo planejar com mais antecedência, pois as escalas podem se tornar bem cansativas para os idosos, principalmente se houver troca de aeronaves.

Escolha a hora certa do dia

Depois de uma certa idade, não temos mais a mesma energia de antes. Realizar uma viagem já se torna algo cansativo e fazer isso logo cedo ou tarde da noite mais ainda. Os melhores horários do dia para pegar o ônibus, carro ou avião é no meio da manhã ou no início da tarde.

Fique em dia com as vacinas

É necessário ainda estudar as possíveis doenças locais que podem atrapalhar a viagem. Antes de viajar, confira se as vacinas estão em dia e se informe sobre aquelas que são exigidas em alguns países. Além das tradicionais, como gripe e tétano, o idoso e toda a família precisam se proteger de outras enfermidades como febre amarela e hepatite.

Durante a viagem…

Proteção contra os raios solares

A pele costuma ficar mais seca e fina com a idade, propícia aos danos causados pelos raios solares. Por isso, o protetor solar é fundamental durante as viagens, não apenas como uma questão de estética, mas também de saúde e qualidade de vida. Para os idosos, as loções com FPS a partir de 60 são muito eficazes contra os raios ultravioletas que prejudicam a pele. Passe sempre antes de sair da casa ou hotel e, também, ao longo do dia.

Deixe os pertences de valor no cofre

É comum que as pessoas mais velhas carreguem consigo dinheiro, jóias e relógios na bolsa. Além disso, nas viagens, os celulares também estão sempre a mão para captar o momento. Porém, é necessário ficar em alerta para não se tornar um alvo de ladrões, pois os idosos sempre são mais visados. Considere deixar os pertences caros no hotel (muitos contam com cofres nos quartos) e não exponha muito os itens de valor, especialmente em locais em que você não se sinta seguro o suficiente.

Atenção aos medicamentos

Além dos pertences de valor, é necessário que os viajantes idosos também tomem muito cuidado com os seus medicamentos. O ideal é não colocá-los na mala que será despachada e sim em uma bagagem de mão, pois em caso de extravio o idoso pode ficar sem algum medicamento importante. Também é uma boa ideia escrever uma lista com os remédios e as dosagens, assim como a marca e o nome genérico do medicamento.

Planeje as atividades com moderação

Ao viajar com um idoso, você terá que ir um pouco mais devagar do que normalmente faria, além de fazer algumas pausas frequentes para descansar. O ideal é planejar antes de sair quais serão as atividades, não incluindo muitas caminhadas, e também reservar um tempo entre o almoço e o jantar para relaxar.

Cuidado com os alimentos

Querendo ou não, pessoas mais velhas costumam ter organismos mais sensíveis e dietas restritas. É normal esquecer isso quando estamos fora de casa, mas sair comendo tudo sem pensar pode causar consequências terríveis. Por isso, evite alimentos muito fortes, pesados ou picantes e fique atento às alergias e intolerâncias.

Depois de viajar com idosos…

Descansem bem

Por mais que as viagens sejam para curtir e descansar, o retorno para casa costuma ser bem mais cansativo. Por isso, garanta que a chegada seja tranquila e deixe para desfazer as malas depois que já estiverem mais sossegados. 

Planeje a próxima viagem! 

Viajar é tudo de bom, mas é essencial que tudo tenha um cuidado especial para o idoso. Para guardar boas lembranças dos seus destinos, analise tudo aquilo que pode ser melhorado e planeje bem para as próximas vezes serem ainda melhores! 

Se você quer mais dicas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Gostaria de dar uma sugestão ou ver algum assunto por aqui? Conte para a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!