Como manter o novo coronavírus longe dos seus alimentos?

A principal forma de transmissão da covid-19 é por contato direto das gotículas e outras secreções de pessoas infectadas ou de  superfícies contaminadas com as mucosas (olhos, nariz ou boca). Logo que o novo vírus surgiu, muitos se perguntaram se ele poderia contaminar alimentos e ser passado para um indivíduo durante o consumo, mas essa teoria logo foi descartada.

Como os vírus não são seres vivos, incluindo o novo coronavírus, ele não possui a capacidade de se multiplicar em alimentos da mesma forma que uma bactéria, por exemplo, o vírus precisa de um hospedeiro para isso. Porém, de acordo com o Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC) da Universidade de São Paulo (USP), as comidas e suas embalagens são veículos para a disseminação do vírus, agindo como a superfície contaminada, assim como outros objetos. 

Cuidados para se proteger

Aproveitando, o FoRC passou algumas simples medidas que podem te ajudar a manter o Sars-CoV-2 bem longe da sua cozinha. 

Limpeza das mãos e pulsos

Antes de começar a preparar sua refeição e manusear os ingredientes, é essencial lavar as mãos corretamente, com sabão e bastante água corrente, sem esquecer de esfregar entre os dedos, dorso das mãos, pulsos e antebraços. Para ter certeza de que deu tempo de lavar tudo, saiba que o período mínimo é de 20 segundos.

O álcool gel ajuda na desinfecção, mas não substitui a lavagem cuidadosa. A higienização é a melhor medida para impedir o contágio pelo novo coronavírus e, quando feita corretamente, não há necessidade de usar luvas dentro de casa. 

Cozinha limpa

Não há nenhuma certeza ainda sobre quanto tempo o novo coronavírus sobrevive em superfícies. Há estudos que indicam que ele fique ativo por até nove dias em metal, plástico e vidro, já outros mencionam 24h em papelão e três dias em plástico. No entanto, eles são destruídos por álcool etílico 70%, água oxigenada 0,5% ou hipoclorito de sódio 0,1%.

As orientações de higiene e limpeza são aquelas de sempre e devem ser seguidas à risca. Por isso, bancadas, pias, louças e outras ferramentas devem estar sempre limpas, secas e sem restos de alimento. Também é necessário fazer a faxina nas geladeiras, freezers, fornos, fogão e outros eletrodomésticos regularmente. A mesma coisa vale para paredes e teto. Essas práticas ajudam você a eliminar qualquer micro-organismo que esteja na sua cozinha, ajudando a se proteger do coronavírus e outras doenças.

Refeições prontas ou por entrega

O consumo de comidas por delivery e de congelados está aumentando cada vez mais e, mesmo que os estabelecimentos estejam seguindo todas as recomendações, há alguns riscos. Por isso, é sua responsabilidade prestar atenção nesses detalhes:

  • Dê preferência para restaurantes que você já conhece e confia no serviço;
  • Antes e depois de abrir as embalagens, lave as mãos;
  • Não consuma nenhuma comida que veio com o recipiente aberto;
  • Verifique se a temperatura está correta;
  • Evite contato direto com o entregador;
  • Opte por pagar pelo aplicativo.

Supermercado em casa

Ainda não há nenhuma legislação brasileira que fale sobre fazer as compras do mês pela internet. Por isso, há menos controle sobre os produtos que vêm de fora e o fato de não poder entrar em contato com o pessoal da entrega não ajuda. Então, verifique o seguinte:

  • Os itens estão apropriadamente embrulhados e suas caixas estão inteiras;
  • Se os alimentos congelados estão realmente nesse estado;
  • Tudo está dentro do prazo de validade;
  • Higienize as embalagens antes de guardar.

Algumas outras coisas que gostaríamos de pontuar são: dê sempre preferência para talheres de casa ou um guardanapo de papel na hora de comer. E, mesmo que ainda não exista nenhuma evidência cientificamente comprovada de que carne animal transmita a covid-19, não consuma carnes cruas ou de procedência não conhecida.

Seguindo todas as sugestões acima, você e seus alimentos ficam seguros do contágio e sua saúde continua em dia. 

Se você quer mais dicas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Gostaria de dar uma sugestão ou ver algum assunto por aqui? Conte para a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!