Como é a rotina de cuidados com a pele madura?


Os primeiros sinais de envelhecimento da pele aparecem cedo, logo aos 25 anos, e são diversos os motivos pelos quais essas mudanças acontecem. Depois dos 45 anos, a pele começa a passar por uma série de transformações e, segundo a Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista da Clínica Adriana Vilarinho, a área do nariz e dos lábios fica mais marcada e as rugas finas e flacidez se acentuam, por causa da diminuição de colágeno e elastina na pele. 

Conforme a capacidade natural da epiderme de produzir lipídios vai diminuindo, o ressecamento, a desidratação e as rugas vão se acentuando. A renovação diminui e a cútis torna-se cada vez mais fina, resultando em uma perda de volume e densidade. A sensibilidade aos raios UV também aumenta deixando a pele mais propensa à hiperpigmentação (manchas). 

Os sinais mais aparentes da maturidade

Rugas

Primeiro sinal aparente, surge em diferentes áreas do rosto e são mais fáceis de detectar. As linhas finas, visíveis nos cantos externos dos olhos, também são conhecidas como marcas de sorriso ou pés de galinha. Na testa, formam linhas horizontais que são provocadas pela expressão e tendem a ficar mais profundas com o passar do tempo. Outras menores e verticais aparecem entre as sobrancelhas. 

Flacidez

Esse fator é mais difícil de ser reconhecido, porém a perda de volume muda a aparência geral da face. Junto com a perda de densidade, pode dar ao rosto uma aparência mais triste ou estressada. Consequentemente, leva a impressão errada sobre o humor de uma pessoa.

Perda de densidade

A perda da densidade fica mais aparente nas mulheres que estão no pós-menopausa e resulta em uma pele mais fina e fraca. Afeta a pele do rosto inteiro, não somente algumas áreas. Comumente associada a rugas mais profundas e diminui a luminosidade da pele.

Cuidados com a pele madura

Quando esse processo se inicia e a estrutura da epiderme começa a mudar, é fundamental adotar uma rotina de cuidados específica para a pele madura, para mantê-la saudável por mais tempo. 

A pele madura exige hidratação constante para estimular a renovação celular, melhorar o viço, textura e luminosidade. Além disso, promover uma barreira natural contra micro-organismos que podem causar infecções, prevenir o envelhecimento precoce e preservar o colágeno e a elasticidade cutânea.

“Na rotina de skincare diária, o hidratante com filtro solar não pode faltar. Além disso, é preciso aliá-lo ao uso de substâncias tensoras recomendadas pelo dermatologista de acordo com as características de cada pele. À noite, também é importante seguir com os cuidados e utilizar cremes noturnos que tenham ação antioxidante”, explica a especialista.

A dermatologista sugere uma rotina que funciona para todos os tipos de pele (oleosa, seca, mista ou normal) e é bem simples de realizar, com poucos passos, confira!

Pela manhã

  • Passo 1: higienização

  • Passo 2: tonificação

  • Passo 3: uso de produtos com substâncias antioxidantes e tensoras

  • Passo 4: hidratante diurno (mais leve)

  • Passo 5: filtro solar com ou sem cor

À noite

  • Passo 1: higienização

  • Passo 2: tonificação

  • Passo 3: uso de produtos com substâncias antioxidantes e tensoras

  • Passo 4: hidratante noturno (mais encorpado)

Se possível, visite um dermatologista, especialista mais recomendado para  indicar produtos sob medida para o seu tipo de pele. Como funciona a sua rotina de skincare? Conta para a gente!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens