Como adaptar 5 ambientes da casa para idosos e evitar acidentes


Em cada fase da vida, as pessoas precisam de um cuidado especial para viver melhor. Se na infância brinquedos pequenos, peças pontiagudas e vidros, por exemplo, devem ser deixados longe das crianças para evitar acidentes, com os idosos também é preciso ter certo tipo de atenção aos detalhes e adaptação do ambiente onde vivem.

Com o passar dos anos, a mobilidade do corpo se torna mais limitada e os reflexos reduzidos, o que pode fazer com que os idosos tenham mais chances de sofrer quedas e ferimentos, mesmo dentro de casa.

O que puder ser feito para evitar o risco de acidentes, é importante. Nesse caso, vale muito a pena adaptar o ambiente onde o idoso vive para que nenhum obstáculo atrapalhe a sua mobilidade e acidentes domésticos sejam evitados. 

Preparamos dicas de como adequar 5 ambientes da casa para facilitar o acesso do idoso, de modo que ele não corra riscos ao se locomover. Confira!

1- Banheiro

Por ser um ambiente úmido e com pisos geralmente lisos, as chances do idoso escorregar e sofrer uma queda no banheiro costumam ser grandes. 

Não dá para brincar com a sorte. Adaptar o banheiro para a realidade do idoso é mais do que fundamental. É importante investir em objetos e itens que deem segurança e apoio para a pessoa se segurar enquanto estiver andando ou de pé.  Instalar barras de apoio na parede ao lado do vaso sanitário e na área de banho é de grande ajuda. Para que ele tenha mais comodidade, deixe disponível uma cadeira para que possa se sentar durante o banho, se for preciso.

Colocar pisos antiderrapantes no banheiro também irá oferecer mais aderência para o idoso se locomover. Se não for possível, opte por tapetes antiderrapantes, que também são eficazes. 

2- Quarto

No local da casa onde o idoso deve repousar, algumas adaptações também podem ser feitas para que ele se sinta mais seguro a qualquer hora do dia. Facilite o acesso a todos os seus itens pessoais, deixando-os em lugares baixos para que não precise se arriscar subindo em alguma cadeira para alcançar o que precisa. E mais:

  • Deixe sem obstáculos o acesso entre a porta e a cama do idoso, para que não tenha dificuldades caso precise ir ao banheiro, à noite, por exemplo;

  • Coloque um abajur ao lado da cama, também pensando em facilitar a sua locomoção no período noturno;

  • Adapte a altura da cama para que consiga subir e descer sem dificuldades;

  • Mantenha uma garrafa de água e um copo disponíveis ao lado da cama para que o idoso não tenha de ir até a cozinha quando sentir sede.

3- Sala de estar

Para o idoso, é superimportante ter momentos de interação e de descontração com a família, seja para assistirem juntos a um filme ou à novela, bater um papo ou mesmo para uma partida de jogo de tabuleiro. 

E o melhor lugar para esses momentos é a sala. Se esse espaço em sua casa for um ambiente com muitos objetos, principalmente no chão, a locomoção do idoso pode ficar comprometida. Para oferecer mais segurança, vale a pena manter uma área livre para a passagem, evitando o uso de tapetes escorregadios, que aumentam - e muito - as chances de os idosos tropeçarem e caírem enquanto se locomovem.

Na área próxima à televisão, preste atenção se há algum fio solto pelo chão, atrapalhando a passagem. Com relação aos móveis da sala, evite trocá-los de lugar com frequência e prefira sofás e poltronas com apoios para que o idoso tenha firmeza enquanto estiver sentado.

4- Cozinha

Muitos idosos são independentes e sentem-se bem ao preparar a própria refeição ou ao passar um café para toda a família. E a cozinha, se não estiver ajustada com algumas mudanças para facilitar o acesso, pode se tornar um ambiente em potencial para acidentes domésticos.

Para garantir a segurança do idoso também na cozinha da casa, evite colocar em lugares de difícil acesso os alimentos e itens que eles costumam a usar com frequência. Lembre-se de manter o piso sempre seco, para evitar quedas. Nesse caso, vale a mesma dica sugerida para a adaptação do banheiro: aplique piso antiderrapante na cozinha ou utilize tapete também com essa característica próximo à área da pia.

5- Área externa

Na área externa da casa alguns cuidados são necessários para que o idoso tenha mais segurança quando quiser sair para tomar sol ou mesmo para conversar com algum vizinho. Para que o idoso não corra risco de queda no quintal, vale a pena:

  • Aplicar corrimão em escadas ou mesmo substituí-las por rampas com corrimão;

  • Arrumar desníveis em pisos de calçadas e degraus quebrados;

  • Manter a área de circulação sem lixos, entulhos, folhas, vasos ou outros itens que prejudicam a locomoção;

  • Evitar lavar o quintal com sabão ou outro tipo de produto que deixe o chão escorregadio.

Todas essas medidas são importantes de serem tomadas para evitar que o idoso se machuque no local onde mora. Faça as adaptações conforme as suas possibilidades e cuide bem de quem você ama.

Crédito da image: sasirin pamai - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens