Check-up: você já fez o seu?


É como diz o ditado: com saúde não se brinca! E muito menos deve-se deixar esse assunto para depois. Estamos no início do ano, um período ótimo para organizar a vida, as pendências e agendar aquela consulta médica para fazer um check-up completo e verificar se está tudo certo com a sua saúde. Ainda mais com a covid-19 ainda sendo um risco para cada um de nós. 

Você saberia dizer quais são os exames clínicos, laboratoriais e de imagem que não podem ficar de fora dessa avaliação precisa da sua saúde? Listamos os principais procedimentos que costumam ser solicitados pelos médicos para analisar a saúde do paciente como um todo e, assim, poder diagnosticar precocemente as doenças mais comuns. Acompanhe:

Hemograma

Conhecido como exame de sangue completo, analisa as informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes do sangue, como os glóbulos vermelhos (hemácias), para detectar anemias,  glóbulos brancos (leucócitos), para descobrir infecções, alergias e tipos de câncer, plaquetas (coagulação sanguínea), que detecta problemas de coagulação. 

Glicemia em jejum

Mede o nível de glicose (açúcar) na circulação sanguínea, depois de um período de jejum de pelo menos oito horas. Esse exame identifica pré-diabetes e diabetes, além de ser solicitado a pacientes que já realizam tratamento dessa doença. 

Colesterol e triglicerídeos

Avalia os níveis de gorduras no sangue, que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos e causar complicações cardiovasculares, como infarto e derrame.

Ureia e creatina

A dosagem dessas duas substâncias no sangue avalia o funcionamento dos rins e a identificar alterações precocemente, mesmo que sintomas não tenham sido manifestados, como no caso de uma insuficiência renal, doença que surge de forma silenciosa.

TGO (AST) e TGP (ALT)

Analisa as enzimas TGO e TGP para verificar como anda o funcionamento do fígado, além de problemas como lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo entre outros;

TSH e T4 Livre

Solicitado para avaliar o funcionamento da glândula tireoide e identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Ácido úrico

Alterações nos valores de ácido úrico podem ser indicativos de hipertensão e problemas cardiovasculares, além do risco para o desenvolvimento de doenças como dores articulares, cálculo renal, insuficiência renal e gota. 

Exames de urina

Ao analisar características como cor, densidade e pH da urina, além da dosagem de elementos como glicose, proteínas, hemácias e leucócitos e a presença de bactérias, é possível descobrir distúrbios no funcionamento dos rins e infecções urinárias.

Eletrocardiograma

Realizado para medir a atividade elétrica do coração e diagnosticar a existência de problemas cardíacos. É feito com o auxílio de eletrodos que detectam a frequência e os batimentos cardíacos.  

Teste ergométrico

Realizado em uma esteira rolante ou bicicleta ergométrica, tem como objetivo avaliar a função cardíaca em movimento. Geralmente solicitado a quem tem risco aumentado para infarto ou que irá iniciar atividade física. 

Ecocardiograma

Por meio de uma ultrassonografia do coração, é possível investigar a origem de sintomas como falta de ar, taquicardia e dor torácica, e monitorar a eficácia de tratamentos para problemas já existentes, como arritmias e isquemias. 

Exames específicos

Outros exames anuais são de fundamental importância para avaliar a saúde. Para as mulheres, o especialista também poderá solicitar a realização de mamografia, papanicolau e ultrassonografia transvaginal. Enquanto que para os homens são solicitados os exames de toque retal e de dosagem de PSA. 

Agora que você conhece mais detalhes sobre os principais exames de rotina, agende uma consulta com um especialista e solicite o seu check-up. Realizando agora essa bateria de exames, você terá um ano inteiro pela frente para aproveitar da forma como quiser - e com bastante saúde! Mesmo com a pandemia, não deixe sua saúde de lado!

Crédito da imagem: AlexRaths - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens