Brancos e lindos: saiba como cuidar dos cabelos grisalhos


Há quem não goste da ideia de tê-los, principalmente as mulheres, por questões de estética e beleza, na maioria das vezes cobradas pela sociedade. No entanto, os cabelos brancos ou grisalhos vão fazer parte da vida de todas as pessoas, uma hora ou outra. 

Apesar de estarem associados à idade, eles surgem devido à queda na produção de melanina, componente que dá pigmentação e é conduzido das células da raiz do cabelo para dentro do fio. E isso pode ocorrer em qualquer etapa da vida, mesmo que seja um processo mais comum com o avançar da idade. Fatores genéticos também influenciam no surgimento dos fios brancos entre pessoas da mesma família. 

Sabia que alguns cuidados especiais são importantes para manter os cabelos grisalhos sempre lindos? Preparamos algumas dicas para te ajudar a cuidar melhor dos cabelos brancos ou mesmo para disfarçá-los, se essa for a sua preferência. Confira!

Lave com menor frequência

Isso vai ajudar a manter os fios brancos mais macios. A tendência é que os cabelos brancos ou grisalhos sejam mais secos do que os demais tipos de fios. Por não contarem com a proteção natural da melanina, que dá cor à fibra dos fios, e não serem fios com excesso de oleosidade, costumam ser mais sensíveis ao ressecamento. Por isso podem ser lavados com menor frequência, até quatro vezes por semana. 

Quem tem cabelos brancos cacheados e crespos, que naturalmente são mais secos, pode reduzir ainda mais o número de lavagens, até duas vezes por semana. 

Mantenha os fios hidratados

Na dica anterior você soube que os fios brancos tendem a ser mais secos do que os demais, precisando de hidratação constante. Com menos melanina, eles ficam mais porosos, mais leves e arrepiados. Para que estejam sempre saudáveis, aplicar uma máscara hidratante uma vez por semana é uma boa pedida.

Ao manter os fios brancos hidratados, você preserva a sua vitalidade e brilho, porque estará favorecendo a reposição de água e de nutrientes essenciais à fibra capilar. A hidratação também é importante para evitar o aspecto amarelado. 

Utilize produtos específicos

Assim como a hidratação, o uso de produtos feitos especialmente para esse tipo de cabelo também é fundamental para evitar o aspecto amarelado causado pela oxidação dos fios.

Utilizar shampoos roxos ou cinzas para a lavagem dos cabelos grisalhos é recomendado, pois os pigmentos presentes nesses produtos ajudarão a neutralizar o tom amarelado. Mas, atenção: não precisa usar sempre os shampoos  coloridos: a aplicação pode ser feita a cada 10 ou 15 dias. 

Vale lembrar que fatores como poeira, sol, fumo e poluição também contribuem para o aspecto amarelado dos fios. 

Evite calor excessivo

Secador, chapinha e babyliss são ferramentas legais e bastante úteis para fazer um penteado ou dar aquela ajeitada nos cabelos de vez em quando. Sim, de vez em quando. O calor excessivo desses aparelhos pode danificar os fios brancos, que são mais quebradiços e já sofrem com o ressecamento natural. 

Se você utiliza secador a cada lavagem, que tal se programar para mudar esse hábito e lavar os fios em horários em que eles podem secar naturalmente? Quando o uso desses aparelhos for inevitável, lembre-se de aplicar nos fios um protetor térmico, que vai ajudar a reduzir os danos, evitando que os cabelos fiquem ásperos, secos e opacos. 

Prefere disfarçar os brancos? Saiba como!

Independentemente do motivo, se você não quer assumir os cabelos grisalhos e prefere disfarçá-los, várias alternativas podem te ajudar a resolver essa questão. Produtos como coloração permanente, tonalizante e spray de coloração temporária cumprem esse papel com sucesso. A escolha do produto ideal vai depender da quantidade de fios brancos que a pessoa tem. 

Quem tem poucos pode não precisar se render ao uso de produtos químicos. Que tal experimentar prender os cabelos com um coque, rabo de cavalo ou trança, de modo que os fios fiquem escondidos? Você poderá variar o penteado sempre e com certeza irá adorar o resultado!

Dicas para cuidar dos fios brancos ou mesmo para disfarçar os grisalhos não faltam. Seja qual for a sua escolha, o importante é que você se sinta bem e feliz com os seus cabelos!

Crédito da imagem: luna4 - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens