Álcool gel x limpeza das mãos: qual deles é melhor na prevenção?

De acordo com o Ministério da Saúde a melhor forma de fazer a prevenção contra o novo coronavírus é mantendo um hábito de higiene muito simples: lavar as mãos. E não é somente o covid-19 que você pode evitar com essa prática diária, também é possível preveniruma variedade de doenças infectocontagiosas como gripes, resfriados e até diarreias. 

Mas, outra forma de fazer a limpeza que se popularizou muito, principalmente depois da crise do H1N1, é a aplicação do álcool gel. A substância também é apontada como uma alternativa à lavagem das mãos.

Quando a informação de que o item ajuda a proteger e a prevenir contra o novo coronavírus, não é de se surpreender que as pessoas correram nas farmácias e mercados para comprar o seu e, agora, estamos passando por um momento no qual não conseguimos encontrá-lo no mercado. Mas, você acha que ele substitui uma lavagem completa?

A resposta é não. O maior aliado na hora de fazer a higienização ainda é a água e o sabão. O álcool gel é uma alternativa para aquele momento em que você está fora de casa, longe de uma pia. Então, quando você está em casa, o ideal é fazer o procedimento do jeito tradicional.

Além disso, o sabão faz a limpeza efetiva da sujeira das mãos, por isso, quando elas estão visivelmente sujas, somente a assepsia adequada vai fazer a diferença. O novo coronavírus é um micro-organismo protegido por um envelope viral composto por lipídios, isto é, gordura. Em casa, o que usamos para eliminar gordura? Sabonete ou detergente!

De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), em nossas mãos ficam diversos desses pequenos organismos, que estão protegidos por outras substâncias orgânicas, como os restos das células mortas da nossa pele. Lavando corretamente, os vírus dos resíduos são isolados e, com isso, os dissolvem, causando sua destruição. 

O próprio CFQ divulgou uma nota para destacar que o álcool gel é importante, sim, mas o que temos em casa faz um trabalho muito melhor e, na falta de um, usa-se o outro. 

Por que não fazer meu álcool gel em casa?

Por causa dessa escassez da mercadoria no mercado, muitas pessoas correram para o Google para saber como fazer o seu. Isso pode parecer uma forma de suprir a necessidade, porém não funciona tão bem como todos podem pensar. O caseiro, normalmente, não tem a mesma eficácia do que aqueles produzidos pelas indústrias, que passam por diversos processos de certificação sobre a sua efetividade. 

Porque, não basta simplesmente misturar o álcool da sua casa com um gel para cabelo ou de ultrassom. E, ainda, pode causar algum problema tóxico como alergias, queimaduras entre outros. Além disso, o que compramos, e é produzido pelas indústrias, têm substâncias que nós não conhecemos e não são comercializadas. Por isso, a chance de um feito em casa não dar certo é grande. 

Lavar as mãos é o caminho

O fato de não ter álcool gel em casa não quer dizer que você esteja mais ou menos vulnerável ao novo coronavírus. Se fizer a lavagem das mãos de forma correta e frequente, além de seguir os outros passos indicados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), você estará bem protegido. 

Basta esfregar gentilmente as mãos com o sabonete. Não esqueça aquela região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por, pelo menos, 20 segundos. Depois seque bem, preferencialmente, com papel descartável. Sempre evite toques com a mão suja no rosto e em áreas com mucosa como olhos, nariz e boca. 

Com isso, você está devidamente protegido! Confira outras formas de se prevenir contra o covid-19:

  • Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
  • Evite aglomerações e fique em casa;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais

Caso tenha os sintomas, procure um médico!

Se você quer mais dicas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Gostaria de dar uma sugestão ou ver algum assunto por aqui? Conte para a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!