A importância do Dia Nacional de Doação de Órgãos


No Brasil, a taxa de doação de órgãos por milhão de habitantes é de apenas 18,1 doadores (pmp), segundo o Registro Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Uma taxa considerada baixa em comparação aos outros países, como EUA e Europa, onde a  taxa de doação é de 20-30 pmp.

Esse dado nos mostra o quanto é importante a realização da doação de órgãos. Em 28 de novembro de 2007, por meio da lei (nº 11.584/2.007), foi instituído o Dia Nacional da Doação de Órgãos que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre como a doação de órgãos e tecidos consegue mudar a vida da população, além de colocar o tema em pauta para que parentes e amigos conversem sobre. 

O assunto ainda é polêmico para alguns grupos e de difícil compreensão devido, principalmente, à diferentes visões sobre a morte, muito influenciadas pela religião. 

Entretanto, doar órgãos pode salvar a vida de muitas pessoas. 

Como funciona a doação de órgãos?

Para realizar a doação, primeiro é necessário comunicar a vontade de ser um doador para a família, pois após a morte serão os familiares de primeiro grau que poderão autorizar ou não a realização do transplante.

Após o comunicado, em caso de falecimento, será realizado um procedimento cirúrgico na pessoa que desejou doar, o chamado doador, para posteriormente ser recebido pelo receptor. 

Essa reposição no receptor, pode ser feita por meio da doação de tecidos (ossos, córneas, medula óssea) ou dos órgãos (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado).

Quem recebe os órgãos?

Qualquer pessoa pode receber o transplante, desde que esteja cadastrado na Central de Transplantes de cada estado.

O processo de doação funciona da seguinte maneira: depois de realizada a cirurgia para retirada do órgão ou tecido do doador é feita uma comunicação para a Central de Transplantes do estado. 

Posteriormente são analisadas as pessoas que estão no registro da lista de espera para verificar os receptores mais compatíveis para receber determinado órgão.

Tipos de doação

Há dois tipos de transplantes, um deles é o transplante intervivo em que a pessoa doa em vida. O transplante de rim é o mais usual nesse caso e só pode ser realizado quando o receptor é o cônjuge ou um parente próximo que descende do mesmo pai.

Já o segundo tipo é quando quem doa acabou de falecer. Nesse caso são avaliados a saúde e a funcionalidade dos órgãos para a realização do procedimento.

Nesses dois tipos de doações os órgãos mais transplantados são: os rins, fígado, pulmões e pâncreas.

Impacto da pandemia nos transplantes

A pandemia do coronavírus também prejudicou em parte a doação de órgãos. Por questões de transmissão do vírus o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) junto a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) suspendeu as doações renais intervivos. 

Apenas continuaram a realização de transplantes dos doadores falecidos. Mas, essa paralisação das doações intervivos, infelizmente teve como consequência mais pacientes aguardando na fila de espera para transplante. 

Como ser um doador?

Se você deseja se tornar um doador e assim transformar a vida de outros indivíduos  é necessário manifestar sua vontade aos seus familiares. Serão eles que terão de autorizar a realização da doação após falecimento. 

Ser um doador é conseguir transformar a vida das pessoas, mostrando sua empatia com os próximos. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens