7 cuidados que você deve ter ao guardar remédios em casa


Remédios são essenciais, pois ajudam a curar doenças ou aliviar sintomas. Porém, você sabia que para terem o efeito desejado pelo tempo determinado pelo fabricante, precisam ser guardados de forma correta? Além de outros cuidados. Confira como manter os medicamentos de forma adequada na sua casa. 

1 - Deixe as medicações longe de crianças ou pets

Segundo os registros recentes do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na última década, os casos de intoxicação cresceram 20%. As crianças acabam sendo mais vulneráveis por não entenderem que não podem consumi-los a qualquer momento, como balas. Os animais domésticos também correm riscos. 

Nunca deixe xaropes, comprimidos e outras soluções em locais de fácil alcance. Todos os medicamentos precisam estar  longe dos olhos dos pequenos e fora do alcance dos pets. 

2 - Não guarde os medicamentos no banheiro ou cozinha

Umidade e altas temperaturas podem causar alterações nas características físicas ou químicas (cor, sabor, consistência etc.) dos fármacos. Dessa forma, há a possibilidade de prejudicar o tratamento e efeito no organismo. A cozinha e o banheiro são locais que ajudam a acelerar a degradação das substâncias, ainda mais se ficarem perto do fogão ou do chuveiro. O ideal é mantê-los em locais arejados e sem umidade. 

3 - Fique atento se precisar manter na geladeira

Alguns medicamentos precisam ser mantidos em baixas temperaturas. Um exemplo são as insulinas que necessitam ser transportadas em recipientes térmicos e mantidas na geladeira.

Porém, não se esqueça que os refrigeradores não possuem temperatura estável em todos os seus pontos e há algumas áreas instáveis (como a porta). Encontre a prateleira que seja mais estável e gelada para armazenar o remédio. Outra dica é nunca congelá-los para não perder o efeito.

4 - Não exponha os medicamentos à luz

Existem remédios que são sensíveis à luz e precisam ser conservados em locais escuros Os raios solares podem quebrar algumas moléculas e transformá-las em outras substâncias. Aqueles que têm uma sensibilidade maior a luminosidade, já vêm em frascos e blísteres escuros, que oferecem uma proteção extra. 

5 - Reserve um espaço único

Evite colocar os medicamentos com outros itens como cosméticos, alimentos ou produtos de limpeza. Reservar um espaço especial de armazenamento é uma ótima saída para evitar confusões, além de tornar-se uma forma simples de conseguir observar a quantidade que você tem em casa. 

6 - Faça uma limpeza  na sua “farmacinha” periodicamente

Faça limpezas periódicas para que não haja acúmulo de poeira e sujeira dentro da sua farmacinha caseira. Observe se as embalagens estão inteiras ou se há sinais de insetos. 

Ainda, aproveite e dê uma olhada na validade para descartar aqueles que já estão vencidos. Lembre-se que não podemos jogá-los no lixo comum, o correto é levar até a farmácia ou ponto de coleta mais próximo. 

7 - Sempre guarde a bula 

A bula é o documento que contém todas as informações importantes, incluindo orientações de uso, ingredientes, efeitos colaterais, indicações, dose e outros dados essenciais. Por isso, deixe-a junto ao remédio, dentro da caixa original. 

Mas, fica aqui o alerta: não deve ser usada como justificativa para automedicação, somente para tirar dúvidas, com ajuda do médico ou farmacêutico.

Seguindo todas essas orientações você garante o bom uso e faz um tratamento assertivo da sua doença, além de evitar possíveis acidentes. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

Veja Mais Postagens