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10 dicas do que os idosos podem fazer em casa

Ficar em casa sem fazer nada não é fácil, por isso temos que pensar em maneira de nos manter entretidos enquanto não podemos sair para visitar amigos e familiares. Para você, idoso, é muito importante se manter ativo durante a quarentena, por questões de saúde.

Para te ajudar a atingir esse objetivo, trouxemos algumas dicas de atividades que você pode fazer em sua residência. Ajuda a matar o tempo e manter a mente afiada!

Veja o que você pode fazer em casa!

Exercícios físicos

Essa é bem óbvia, mas manter a atividade física por meio de movimentos simples que possam ser feitos em casa, é uma boa ideia. Não faltam vídeos de alongamentos e treinos que utilizam pesos caseiros como sacos de feijão, arroz e outras opções que ajudam a manter a pessoa em forma.

Cozinhar

Se você gosta de cozinhar ou ajudar no preparo das refeições, essa é uma atividade interessante. Vale preparar bolos, tortas e pratos com receitas antigas, resgatando as heranças familiares e até mesmo montar um caderno para passar as tradições adiante. 

“É importante sempre tomar cuidado com objetos cortantes e com o fogo, mas a atividade não deixa de ser interessante”, alerta  a enfermeira chefe do Grupo DG Sênior, Marcella dos Santos.

Estimular a criatividade

Artesanato, pintura e outras práticas que estimulem a criatividade são utilizadas para relaxar. Seja em telas ou livros de pintura, elas são ótimas para dar uma animada. Você também tem a opção de montar um álbum ou caixa de memórias, para guardar objetos ou fotos que tenham significados especiais para as pessoas e possa ser acessado facilmente. 

Música e dança

Ouça músicas que remetem às memórias pessoais. Que tal fazer umas aulas de dança online que sejam mais leves? Essa prática é muito interessante como atividade cognitiva e física. É possível, ainda, assistir vídeos do seu artista favorito e lembrar de bons tempos.

Filmes

Outra atividade interessante é uma sessão de cinema. Depois de fazer aquele bolo ou torta, tomar o lanche da tarde assistindo um bom filme rende bons momentos. Você pode aproveitar e, por ligação de vídeo, assistir um filme com as amigas ou familiares.

Leitura

A leitura é um hábito que ajuda a prevenir contra a perda de memória, além de aguçar a imaginação. Por que não investir nessa boa prática e aproveitar para se distrair com um bom livro. Até nisso, a tecnologia pode ajudar, já que dá para comprar livros online e receber em poucos dias, na sua casa!

Jardinagem

Caso tenha jardim em casa, cuide das suas plantas. Se morar em apartamento, deixe alguns vasos para que eles consigam cuidar. Toda atividade que envolva cuidar das plantas, como montar uma mini-horta, pode ser muito benéfico

Jogos

Uma ótima forma de passar o tempo, você pode investir em jogos como caça-palavras, palavras cruzadas, quebra-cabeças. Todos eles ajudam com a memória e outras atividades cognitivas do cérebro e, ainda, são divertidos. 

Meditação

A ciência já comprovou que meditar ajuda com sensações de estresse e ansiedade. Caso você esteja se sentindo sobrecarregado com a situação atual, procure tirar alguns minutos do seu dia para fazer uma meditação guiada. Existem diversos aplicativos para te ajudar a praticar.

Religião e espiritualidade

Não é porque você não pode ir até a missa, oração ou culto, que você deve abandonar seu momento de espiritualidade. Muitos canais de TV são feitos especificamente para ajudar a acompanhar os rituais religiosos. Alguns líderes estão, também, fazendo transmissões online para os fiéis.

“A tecnologia é uma grande aliada nessa fase. Promova encontros virtuais com outros familiares para diminuir o isolamento social. Também existem aplicativos para treinamento do cérebro direcionado para idosos. O importante se manter em movimento”, finaliza Marcella.


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