Tudo que você precisa saber sobre a asma!

A asma é a quarta maior responsável por casos de internação no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Vamos falar tudo que você precisa saber sobre ela e como controlá-la.

O que é asma?

A asma é uma inflamação das vias respiratórias, cuja causa pode ser alérgica ou não alérgica. A primeira é a mais comum e atinge, principalmente, crianças, sendo desencadeada por fatores como poeira, ácaros, fungos e pólen. A segunda atinge mais os adultos e é causada principalmente por exercícios, ansiedade, estresse e ar frio ou seco. Os sintomas não mudam e incluem a falta de ar, chiado, dor e sensação de aperto no peito e tosse.

Quando não tratada, a asma é capaz de causar uma série de complicações como: capacidade reduzida de se exercitar, insônia, alterações permanentes no funcionamento dos pulmões, tosse persistente, dificuldade para respirar a ponto de precisar de ventilação, hospitalização e até mesmo morte.

Como funciona o tratamento?

Normalmente, são indicados dois tipos de tratamento:

• Sintomático (ou de resgate): para os momentos de surto da doença no qual são utilizados os broncodilatadores, medicamentos que aumentam os brônquios, permitindo maior facilidade na respiração.

• Controle (ou anti-inflamatório): opção com o objetivo de reduzir os sintomas e manter a situação estável no qual são empregados os corticoides inalados isolados ou associados a broncodilatadores de longa duração e, ainda, os antileucotrienos que promovem a abertura das vias respiratórias.

Como ter mais qualidade de vida convivendo com a asma?

Confira algumas dicas que a ASBAI recomenda para conter a asma:

• Aprender a entender e reconhecer um acesso de asma bem no seu início;

• Observar os sinais de que um ataque está piorando e se é preciso ir à emergência;

• Procurar conhecer causas e afastá-las se possível. Para isso, é necessário mudar hábitos pessoais e da família;

• Saber quais são os cuidados para crises e para controle: para que servem, efeitos colaterais e como usá-los adequadamente;

• Acompanhar sua função pulmonar. Uma boa ajuda é medir o pico do transtorno;

• Condicionamento respiratório e fisioterapia em casos indicados;

• Executar medidas de higiene do ambiente, evitar elementos desencadeantes (alérgicos ou não) e identificar rapidamente o desequilíbrio da doença.

A asma e a covid-19

Pacientes com asma são considerados parte do grupo de risco, tendo mais chances de desenvolver o quadro grave da covid-19. Assim, a ASBAI incentiva aos asmáticos a continuarem com o tratamento medicamentoso e, em caso de dúvidas, buscar auxílio médico.