Semana Mundial da Amamentação e a importância do leite materno


O mês de de agosto é marcado pela celebração da Semana Mundial de Amamentação (SMAM), estabelecida em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA). Seus principais objetivos são: promover, incentivar e motivar o aleitamento materno por meio do aumento ao acesso às informações sobre o assunto. 

Esse ano, o slogan da SMAM é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” e traz discussões sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente e nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de encorajar a ação para a saúde do planeta. O leite materno é um alimento natural, ambientalmente seguro e com inúmeros benefícios.

De acordo com a Dra. Mariana Gouveia, pediatra, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é de que o bebê deve receber exclusivamente leite materno até os seis meses. Depois, o ideal é oferecê-lo como complemento até os dois anos.

Os benefícios da amamentação

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o aleitamento materno só traz benefícios, tanto para as mães quanto para os bebês. Destacando a proteção que o alimento materno traz contra as alergias e muitas infecções, passando anticorpos de mãe para filho. Evita diarreias, pneumonias, otites, meningites e, ainda, favorece o desenvolvimento dos ossos e da fala, regula a respiração e previne problemas de dentição. 

A lactante volta mais rapidamente ao peso pré-gestação, tem as chances de desenvolverem infarto, diabetes, câncer de mama e ovário reduzidas e libera mais endorfinas, que aumentam a sensação de prazer e felicidade.

Desmame precoce

Dr. Flauber Santos Filho, pediatra e coordenador da Pediatria do Hospital San Paolo (HSANP), expõe que são muitos os fatores que interferem na amamentação, mas os principais estão relacionados a dificuldades que aparecem bem no início, que é complicado, pois a nova mamãe pode sentir dores e ter fissuras nos mamilos. 

Outra causa de desmame precoce, afirma Dra. Mariana, é a presença de bicos artificiais na rotina dos bebês, como chupetas, mamadeiras e bicos de silicone. E, ainda, acrescenta que é muito difícil uma criança desmamar antes do tempo sem que haja alguma interferência externa, como os exemplos citados.

Como prevenir o desmame precoce?

O médico orienta sobre as principais maneiras de prevenir o desmame precoce:

  • Apoiar a mulher e a criança; 

  • Reforçar as orientações sobre a amamentação desde o início; 

  • Esclarecer dúvidas; 

  • Produzir um ambiente domiciliar de tranquilo; 

  • Estimular que as mamães durmam e se alimentem bem. 

Os benefícios do leite materno

Segundo Dra. Mariana, apesar da evolução da tecnologia das indústrias na tentativa de aproximação das fórmulas infantis ao leite materno, ainda, o produzido pela mãe é indiscutivelmente melhor.

A especialista também esclarece que, no alimento produzido pela mulher, são secretados anticorpos, substâncias antivirais e antibacterianas, importantes para o sistema imunológico e outras vitaminas e minerais fundamentais para um bom crescimento. 

“Mais recentemente, se descobriu mais de 1400 microRNAs, que têm papel importante regulando a expressão genética. Ajudam a prevenir ou parar o desenvolvimento de  muitas doenças já programadas pela genética daquele bebê, sustentam o sistema imunitário e desempenham um papel na remodelação da mama, reduzindo o risco de câncer de mama para a mãe”, acrescenta. 

Aleitamento materno e a covid-19

O coordenador do HSANP diz que há ainda muito a se aprender sobre a covid-19, mas, nesse momento, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a amamentação seja mantida. 

“Em caso de mamães com covid-19 ou suspeita, a orientação é que a amamentação ocorra com o uso de máscara, higiene adequada das mãos, além de evitar beijar o bebê, seja no rosto ou nas mãos”, adiciona o médico.

A orientação é que mãe e filho permaneçam no mesmo ambiente somente para o momento da alimentação, para a segurança de ambos. No entanto, caso a mulher não se sinta segura, é possível retirar o leite por meio da ordenha manual ou com bombas de extração para que outro cuidador saudável ofereça para a criança.

“Amamentar é um ato de amor e não é simples. No início são comuns as dificuldades, mas que certamente podem ser superadas. E o resultado vale a pena, já que as crianças ficam mais fortes e saudáveis. O vínculo que se estabelece é muito forte”, finaliza o Dr. Flauber.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens